O secretário de Estado cessante dos Estados Unidos (EUA), John Kerry, apresenta esta quarta-feira a sua “visão completa” para o processo de paz israelo-palestiniano, disse esta terça-feira o porta-voz da diplomacia norte-americana, Mark Toner.

Nós não vamos desistir e acreditamos que israelitas e palestinianos também não”, disse Mark Toner aos jornalistas, num contexto de tensões entre Washington e Israel.

Pela primeira vez desde 1979, os EUA decidiram abster-se de votar uma resolução da ONU a condenar os colonatos israelitas em territórios palestinianos. Os EUA, principais aliados de Israel, frustrados por anos de esforços diplomáticos que se revelaram infrutíferos, justificaram a abstenção devido ao impacto que a colonização está a ter no processo de paz.

A administração Obama pretende, no entanto, continuar a pressionar os líderes israelitas e palestinianos a tomarem medidas concretas para revitalizarem o processo de paz e procurarem uma solução de dois Estados. John Kerry acredita que “é seu dever, nas suas últimas semanas como secretário de Estado norte-americano, apresentar o que achar ser o caminho para uma solução de dois Estados“, disse Mark Toner.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR