O presidente da Câmara de Beaucaire, em França, que pertence ao partido nacionalista da Frente Nacional, decidiu dar o nome Rue du Brexit a uma rua, em “homenagem à soberania do povo britânico”, que decidiu sair da União Europeia. Ainda assim, trata-se de uma rua que fica numa zona industrial sem charme e, para já, não é bem uma rua mas, sim, uma rotunda — neste momento, contudo, é uma rotunda sem saídas.

A decisão não é mais do que simbólica, porque não se trata de uma rua principal mas, sim, de uma estrada circular que, um dia, terá várias saídas. Mas Julien Sanchez, presidente da Câmara de Beaucaire, não perdeu a oportunidade criada pela necessidade de dar nomes a um conjunto de ruas para fazer a sua homenagem.

Em contrapeso, conta o The Guardian, o edil batizou outras ruas na mesma zona de Rue Jean Monnet e Rue Robert Schumann, dois dos pais fundadores da União Europeia no pós-Guerra.

Quem já elogiou a decisão foi o movimento britânico Leave.eu, que defende a saída do Reino Unido da União Europeia. O nome para a rua foi “uma ótima escolha”, diz este movimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem também quer fazer um referendo à permanência na União Europeia é a líder do partido do presidente desta câmara municipal francesa. Marine Le Pen, candidata às eleições presidenciais de maio, diz que se vencer irá fazer um referendo sobre esta questão, que considera ser uma “necessidade democrática”.