Android

Android Nougat continua a chegar a mais dispositivos

A versão 7 do sistema operativo Android já chegou aos smartphones da Google, mas também o One Plus 3T já está a receber a atualização. Entretanto, a versão da Samsung poderá estar nos retoques finais.

AFP/Getty Images

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

A One Plus prometeu e cumpriu, começando a fazer chegar, na tarde de 31 de dezembro de 2016, a mais recente versão do sistema Android, a Nougat, aos topo de gama da marca, os One Plus 3T. Entretanto, surgiram também imagens da base de dados GFXBench do Galaxy S7 Active a correr a versão 7 do Android, o que leva a crer que está para breve a versão oficial.

O One Plus 3T é o mais recente topo de gama da marca chinesa e, gradualmente por todas as zonas onde é vendido, o smartphone está a receber a atualização de software para a versão mais recente do sistema Android. Uma vez que se trata da One Plus, a atualização é para o Oxygen OS – um sistema operativo ligeiramente alterado do Android “puro”, disponibilizado pela Google e presente nos Pixel e nos Nexus – que vai já na quarta versão.

Imagem dos testes em que o Samsung Galaxy S7 Active corria a versão 7.0 do sistema Android.

Imagem dos testes em que o Samsung Galaxy S7 Active corria a versão 7.0 do sistema Android.

Já a Samsung ainda não lançou a versão oficial do Nougat mas, segundo a imagem acima, o Galaxy S7 Active estaria a correr a versão 7.0 do sistema operativo da Google, o que leva a crer que está para muito breve a versão final pronta a ser distribuída por todos os dispositivos topo de gama da marca, incluindo o S6 e o S6 Edge. Claro que não será uma versão limpa mas sim o TouchWiz que tanto caracteriza os smartphones da marca sul-coreana.

Estes avanços na atualização dos dispositivos Android acabam por ter uma grande relevância devido às criticas que as marcas costumam receber: a atualização dos smartphones que correm o sistema operativo da Google (disponibilizado por open source para dezenas de marcas), demoram geralmente meses até ficarem concluídas.

Atualmente, os smartphones da Google e o Huawei Mate 9 já correm a mais recente versão do sistema operativo Android, sendo acompanhados por outros como o LG V20 e o HTC 10 Evo que também já trazem o Android Nougat.

Ainda assim, a taxa global de atualização do sistema operativo Android é bastante lenta, comparativamente com o principal concorrente, o iOS da Apple. No passado mês de dezembro, apenas 0,4% dos dispositivos Android corriam a versão 7 do sistema operativo da Google, contra os 63% do iOS 10 da Apple (dados de novembro de 2016).

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)