Depois dos modeladores automáticos que criam caracóis sem se fazer praticamente nada com as mãos, agora também as escovas vão ser inteligentes. Ou, pelo menos, fazer mais do que alisar o cabelo. Apresentada esta semana na CES, uma feira de tecnologia que se realiza todos os anos em Las Vegas e onde são apresentadas as grandes inovações do ano, a Kérastase Hair Coach Powered by Withings foi uma das grandes vencedoras do Prémio Internacional de Inovação CES 2017. Criada em parceria com a Withings, uma empresa tecnológica na área da saúde, e a incubadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica L’Oréal, esta escova inteligente permite, através da recolha de dados, medir a qualidade do cabelo.

O que faz esta escova?

Explicando de forma simples, é composta por sensores que permitem monitorizar os efeitos das diferentes rotinas capilares, ou seja, a qualidade do cabelo e as consequências de tudo o que fazemos (pinturas, brushing, ferros de alisar, etc). Todos estes dados são, então, enviados para uma app móvel que transforma as informações recolhidas em conselhos personalizados para ajudar as mulheres a cuidarem melhor do seu cabelo.

Como é que ela é inteligente? Porque tem:

  • Um microfone que escuta o som da escovagem do cabelo para identificar padrões e transmitir informação sobre a maleabilidade do cabelo, secura, pontas espigadas, quebra e até o nível de frizz.
  • Células de carga de três eixos que medem a força aplicada no cabelo e no couro cabeludo quando o cabelo é escovado.
  • Um acelerómetro e um giroscópio que ajudam a analisar os padrões de escovagem e a contar o número de vezes que o cabelo é escovado (passa a informação se o ritmo de escovar for muito vigoroso e vibra para avisar).
  • Sensores para determinar se a escova está a ser usada em cabelo seco ou molhado (é à prova de salpicos), de forma a dar indicações corretas.
Hair Coach Photo 1 - credit Withings

A nova escova foi apresentada esta semana em Las Vegas mas só chega a Portugal no final do ano.

Como nos pode ajudar no dia-a-dia?

É aqui que entra a tecnologia, aliada ao universo digital. Estes sensores vão enviar automaticamente dados para a app móvel. Além disso, tem em conta fatores como o tempo, a humidade, a temperatura, os raios UV ou o vento. Desta forma, consegue não só analisar a qualidade do cabelo mas também ter em conta hábitos de escovagem e aspetos da nossa vida diária, dando dicas personalizadas e recomendação sobre produtos adequados. Na prática, vai ajudar a prevenir quebra, pontas duplas e cabelo danificado no geral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E será que precisamos realmente de uma escova inteligente quando, até hoje, vivemos bem e felizes com as tradicionais? Bem, não precisamos, é verdade. Mas o mais certo é que vamos querê-la, tal como queremos telefones com câmara ou gadgets de beleza como escovas de limpeza — aparelhos sem os quais já não sabemos viver.

Em declarações à revista Fortune, Guive Balooch, vice-presidente global da Incubadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica L’Oréal diz que esta escova será um futuro coacher de beleza, um treinador que nos vai ajudar a melhorar a vida diária numa atividade que faz parte da nossa rotina e com a qual nos preocupamos — cuidar do cabelo.

Segundo o Observador confirmou junto da marca, a escova só deve chegar a Portugal no fim do ano. Até lá pode ir juntando dinheiro porque esta pequena maravilha vai rondar os 200 euros.