Se em 2014 nos questionámos sobre o que seria um BB Cream ou quantas vezes deveríamos lavar o cabelo (entre muitas outras questões), e em 2015 a nossa atenção se virou para os lábios de Kylie Jenner (entre outros temas), este ano continuámos a googlar dúvidas atrás de dúvidas. A duas semanas da entrada em 2017, a Google já revelou o que mais foi pesquisado ao longo do ano em termos de beleza — e, como seria de esperar, as perguntas vão e encontro aos temas que foram tendência. Se as celebridades têm profissionais que lhes tratam do cabelo, da pele e das unhas, nós, comuns mortais, temos o Google.

Respondemos às 10 questões de beleza mais googladas durante este ano.

Como fazer uma trança em peixe?

Em Março, sugerimos algumas tranças para a primavera e, entre elas, lá estava a trança em espinha de peixe. É um daqueles penteados que pode parecer difícil mas não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso algum jeito e paciência mas Rita Serrano, do canal de Youtube HairDreams, explica um passo a passo simples.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como preencher as sobrancelhas?

Se as sobrancelhas finas eram tendência há alguns anos, foram totalmente ultrapassadas pelo estilo Cara Delevingne: definidas e preenchidas. Prova disso é o leque cada vez maior no mercado de produtos de maquilhagem de sobrancelhas. A forma mais simples de as preencher é com uma caneta ou um lápis afiado que consiga criar um efeito de pelo. Delineie a base da sobrancelha, para ter uma referência da linha natural, e esfume no sentido dos pelos. Isto vai preencher todas as falhas e dar um efeito de sobrancelha definida. No fim, volte onde começam os pelos e, de forma suave, e na vertical, preencha essa zona para definir o arco. Neste artigo explicamos como ter umas sobrancelhas perfeitas num minuto.

Como dar forma às sobrancelhas?

Na verdade, não há uma forma padrão. Está tudo relacionado com o “mapa” de cada rosto. A primeira coisa que tem de saber é que nunca, nunca, nunca deve tentar alterar a forma natural das sobrancelhas. Mas há algumas técnicas que pode fazer para perceber qual é a melhor forma da sua sobrancelha e, com maquilhagem, dar-lhe uma definição natural.

  1. A sobrancelha deve começar na linha das laterais do nariz.
  2. O arco da sobrancelha deve estar alinhado com a pupila do olho (a bolinha preta).
  3. Para saber onde deve terminar a sobrancelha, há um truque rápido: pegue numa caneta e trace mentalmente uma linha que começa na lateral do nariz, passa pelo canto externo do olho e acabe na sobrancelha. Onde essa linha finalizar, será onde também deverá terminar a sua sobrancelha.

Como encaracolar o cabelo?

Talvez por influência do desfile da Victoria’s Secret e dos cabelos ondulados de todos os anjos, esta parece ser uma dúvida persistente entre as mulheres. Hoje em dia já existem uma série de aparelhos e modeladores que, facilmente, criam caracóis e ondas — no desfile deste ano foi usado um modelador da marca BeachWaver. Embora não esteja à venda em Portugal, há muitas outras marcas com produtos semelhantes que criam ondas automaticamente como Rowenta, Remington ou Philips.

Como remover unhas de gel?

As unhas continuam a estar na mira das mulheres e, tal como no ano passado, a remoção do gel em casa é uma dúvida persistente. Se por alguma razão não pode ir ao salão para as tirar, há alguns passos que pode fazer em casa. Vai precisar de quatro coisas: discos de algodão, removedor de verniz, papel de alumínio e uma espátula. Em primeiro lugar, lime-as até ao seu comprimento real. De seguida, comece por embeber o algodão no removedor, coloque na unha e embrulhe o dedo com papel de alumínio. Repita o processo com todas as unhas e deixe atuar cerca de 10 minutos. No fim, e com a ajuda de uma espátula, raspe os restos de verniz que possam ficar. E nunca “descasque” um verniz gel porque vai enfraquecer e danificar a sua unha natural.

Como limpar os pincéis de maquilhagem?

Este foi um tema de que, aqui no Observador, falámos várias vezes. E há uma ideia positiva a retirar do facto de esta ter sido uma das questões mais pesquisadas no Google: significa que, finalmente, as mulheres já estão conscientes da necessidade de limpar regularmente os seus pincéis. Neste artigo explicamos passo a passo como lavar e que produtos usar.

Como aplicar o concealer?

Se ainda tem dúvidas sobre a diferença entre um concealer e um corretor, é altura de (re)ler este artigo. Mas de forma sucinta, o concealer vai disfarçar manchas e sombras em qualquer zona do rosto e pode ser aplicado com uma esponja ou com os dedos. Este vídeo da revista Marie Claire ajuda a clarificar.

Como acabar com os papos debaixo dos olhos?

Esta já tinha sido uma dúvida de 2014 e voltamos a responder o mesmo: não existem fórmulas milagrosas que acabem com os papos debaixo dos olhos que, normalmente, são provocados pelo envelhecimento, tabaco, stress, cansaço, poucas horas de sono ou má alimentação, entre outras causas. Trata-se de uma zona em que a pele é três vezes mais fina do que no resto do rosto e, por isso, também mais vulnerável aos danos precoces. Mas há algumas formas de aliviar. Neste artigo relembramos algumas coisas que pode fazer para papos e olheiras mas se tem bolsas persistentes, já existem cosméticos com ativos refrescantes, antioxidantes, vasoconstritores ou calmantes, que podem ajudar a melhorar drasticamente a sua aparência e minimizar o volume.

Como fazer com que o cabelo cresça mais rápido?

Bem… pode cortá-lo quando a lua estiver em quarto crescente, como diziam as nossas avós. Mas, na realidade, se não quiser fingir com extensões, a única forma de conseguir um crescimento mais rápido é com um cuidado de cabelo exemplar. Pode experimentar a técnica do co-wash que não agride o cabelo, não praticar muitos dos gestos inocentes que estragam os fios e experimentar alguns suplementos de beleza que potenciem o crescimento do cabelo. Neste artigo explicamos tudo o que precisa de saber sobre suplementos.

O que é o balayage?

A técnica de balayage não é nova mas parece que este ano voltou em grande. E na verdade é algo muito simples: é uma técnica de madeixas de cabelo aplicadas à superfície e que consiste em aclarar determinadas zonas tendo em conta a própria progressão da cor das raízes até às pontas. É como se se criasse uma mistura de tons de cabelo aclarado pelo sol. O seu resultado é mais natural do que as madeixas ou as nuances.

View this post on Instagram

Hello

A post shared by Jennifer Lopez (@jlo) on