Continua o alargamento da gama do renovado Porsche 911, desta feita com a chegada das versões GTS. São cinco as opções disponíveis, já que o modelo é proposto nos formatos coupé e cabrio, com tracção traseira ou integral, e ainda na variante Targa, mas neste caso apenas com transmissão às quatro rodas.

A animá-lo, o 911 GTS da nova geração tem um novo motor de seis cilindros opostos Boxer sobrealimentado, com 3,0 litros, capaz de oferecer 450 cv (mais 30 cv do que no 911 S, e mais 20 cv do que no anterior 911 GTS) e um binário máximo de 550 Nm, constante entre as 2.150 rpm e as 5.000 rpm. Em qualquer das suas declinações, a caixa pode ser manual de sete velocidades, ou pilotada de dupla embraiagem e igual número de relações (a célebre PDK).

Em termos de prestações, o membro mais veloz da família nos 0-100 km/h é o 911 Carrera 4 GTS Coupé: quando equipado com caixa PDK e o pacote Sport Chrono, é capaz de cumprir os 0-100 km/h em 3,6 segundos. No que à velocidade máxima diz respeito, todos estão aptos a superar os 300 km/h, sendo o coupé com caixa manual o que atinge o valor mais elevado – 312 km/h. A suspensão rebaixada 10 mm, o amortecimento activo PASM e o sistema de escape desportivo são outros dos atributos mecânicos oferecidos de série pelo modelo.

Para além da mecânica, os novos 911 GTS têm a distingui-los a aparência exterior. Todos tendo por base a carroçaria mais larga das versões de quatro rodas motrizes do desportivo germânico, com 1.852 mm de largura, contam com espelhos retrovisores exteriores da linha Sport Design, jantes de 20” com porca de fixação central pintada de preto e logos GTS nas portas. O 911 GTS Targa oferece, pela primeira vez, a sua característica barra pintada de preto.

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Para além do mais, a secção dianteira foi aerodinamicamente optimizada, destacando-se aqui o spoiler inferior específico da linha Sport Design. Na traseira marcam presença a extensão do deflector traseiro mais elevada (capaz de criar maior sustentação negativa), os farolins escurecidos, a grelha da tomada de ar do motor em preto brilhante e a dupla ponteira de escape de cor negra, montada em posição central. Nas versões de duas rodas motrizes os farolins são unidos por uma faixa preta, que dá lugar a uma faixa iluminada nas variantes de tracção integral.

No interior, menção para o cronómetro do pacote Sport Chrono integrado no tablier, para os bancos em Alcantara (material que pode ser encontrado também no volante, na consola central e no apoio de braços) e para as aplicações em alumínio anodizado preto no painel de instrumentos. Ao mesmo tempo, a app Porsche Track Precision ganhou novas funcionalidades, como gravação automática e possibilidade de análise dos dados de condução num smartphone.

Já disponível para encomenda em Portugal, o novo 911 GTS tem as suas primeiras entregas previstas para o próximo mês de Março. Os preços iniciam-se nos 152.751€ da versão Coupé (152.083€ com caixa PDK), custando o Cabrio 166.732€ (165.955€ com caixa PDK), isto no caso das variantes de tracção traseira. Para as versões de quatro rodas motrizes, os preços começam nos 161.279€ do Carrera 4 GTS Coupé (160.393€ com caixa PDK), o Carrera 4 GTS Cabrio orça em 175.711€ (174.579€) – exactamente os mesmos valores pedidos pelo Carrera 4 GTS Targa de caixa manual e PDK, respectivamente.