533kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Oito bilionários têm tanto como metade da população mundial junta

Este artigo tem mais de 5 anos

A desigualdade está a crescer e de que maneira. Segundo a Oxfam, os 1% mais ricos têm uma riqueza superior à do resto do planeta. Só oito pessoas têm tanto como metade da população mundial.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

As oito pessoas mais ricas do mundo têm tanta riqueza como metade da população mundial. Os 1% mais ricos têm uma riqueza superior à do resto do mundo. Seja qual for a forma escolhida para olhar para esta questão, de acordo com a Oxfam, o resultado é sempre o mesmo: a desigualdade está a aumentar.

Num trabalho preparado para ser apresentado no Fórum Económico Mundial — que junta os mais ricos do planeta esta semana em Davos, na Suíça, a partir de hoje à noite –, a Oxfam, uma confederação de 18 organizações de solidariedade que tem como principal missão a redução da pobreza, revela que as desigualdades têm vindo a aumentar, apesar do compromisso dos líderes mundiais para a combater.

Os dados compilados pela Oxfam mostram que existe um desequilíbrio cada vez maior entre os mais ricos e o resto do planeta e essa discrepância tenderá a aumentar nos próximos anos. Entre os principais dados citados, a Oxfam diz que:

  • Desde 2015 que os 1% dos mais ricos detinham mais riqueza que o resto do planeta.
  • Oito pessoas têm agora tanta riqueza como a metade mais pobre da população mundial.
  • O rendimento dos 10% mais pobres aumentou menos de três dólares por ano entre 1988 e 2011, enquanto o dos 1% mais ricos aumentou 182 vezes este valor.
  • O presidente de uma empresa que esteja no principal índice da Bolsa de Londres ganha tanto por ano como 10 mil trabalhadores de uma fábrica no Bangladesh.
  • No Vietname, o homem mais ganha mais num dia que a pessoa mais pobre ganha numa década.
  • Nos próximos 20 anos, 500 pessoas irão deixar aos seus herdeiros cerca de 2,1 biliões de dólares, uma soma maior que a economia da índia, ou mais de 10 vezes maior que a economia portuguesa.

Segundo a Oxfam, a culpa da crescente desigualdade deve-se aos constrangimentos que têm sido colocados, de forma agressiva, sobre o crescimento dos salários mais baixos, à evasão fiscal e ao controlo cada vez mais agressivo dos custos, que esmagam os os produtores, com a confederação a acusar as empresas de estarem demasiado concentradas em dar rendimentos mais elevados aos seus accionistas.

Por tudo isto, o grupo dos oito mais ricos – composto por Bill Gates, Amancio Ortega (fundador da Zara), Warren Buffet, Jeff Bezos (da Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Elison (Oracle) e Michael Bloomberg -, têm agora mais riqueza acumulada que a metade mais pobre da população mundial.

Em 2016, era necessário juntar a riqueza dos 62 mais ricos para chegar a este número, mas o maior concentração de riqueza entre os mais ricos e novos dados sobre a pobreza na China e na Índia mostram que a situação é pior do que se pensava, o que faz com que os 50% mais pobres estejam ainda em pior situação do que o que se calculava antes, mais ainda quando se compara com o grupo dos principais bilionários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.