O treinador do Benfica deixou este sábado críticas indiretas à arbitragem, depois de, na sexta-feira, o Benfica ter pedido uma reunião com o Conselho de Arbitragem por considerar que o clube tem sido prejudicado.

Rui Vitória, que falava na antevisão da visita ao Sporting de Braga (domingo, às 20h15), começou por dizer que “não queria entrar muito por aí [pela arbitragem]”, mas acabou por acrescentar que os responsáveis do Benfica estão “atentos ao que se vai passando para que a arbitragem melhore”. Sem querer falar em casos específicos, Rui Vitória referiu-se às arbitragens com um lamento: “Isto de facto não está fácil. Não está fácil“.

Rui Vitória falou ainda sobre o facto de o árbitro nomeado para o jogo de domingo ser precisamente o que o expulsou durante um jogo da Taça da Liga por palavras dirigidas a um assistente. “Uma coisa é o meu castigo, outra é o arbitro Tiago Martins. Na altura, bastavam dois minutos para interpretar o que eu tinha dito. Hoje não posso falar muito mais porque o processo está a decorrer, mas uma coisa é o que se passou no jogo e o que originou o castigo, outra é o árbitro, que me parece que tem qualidade. Não baralho as coisas”, explicou o treinador do Benfica.

O técnico dos encarnados disse ainda que, quando critica os árbitros, não o faz em “relação à pessoa”, mas “a factos”. E lembrou ainda: “Se há pessoa que tem demonstrado respeito pelos árbitros e pelos adversários essa pessoa, tenho sido eu”. Ainda assim, Rui Vitória defende que nem tudo deve ser desculpabilizado a Tiago Martins por ser jovem, já que “quem joga a este nível tem de estar preparado para estas questões. Se o meu ponta de lança falha prejudica a minha equipa, mas se o árbitro falha prejudica-se a si e a terceiros. Ao árbitro não basta fazer nove boas ações se a décima não o for. Os árbitros têm de trabalhar em cima deste modelo psicológico. Agora…acho que tem capacidade para arbitrar num jogo destes.”

O Benfica joga domingo com o Sporting Braga e precisa de vencer os minhotos para recuperar a liderança do campeonato, já que o FC Porto venceu na sexta-feira o Tondela por 4-0 num jogo marcado por polémicas em torno da arbitragem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR