Até agora sempre se havia recomendado comer pelo menos cinco porções de fruta e vegetais por dia. Mas novos estudos comprovam que a porção ideal é de dez e que a sua ingestão poderá ajudar a prevenir cerca de 7.8 milhões de mortes prematuras todos os anos. Ou seja, se comer cinco porções diárias era bom, pois então dez é melhor ainda. Os cientistas responsáveis por este estudo, levado a cabo pelo Imperial College of London, identificaram não apenas qual o número de porções ideais, como também quais as frutas e vegetais específicos para reduzir o risco de certas doenças.
As conclusões foram efetuadas face a uma amostra de 95 estudos que envolveram dois milhões de pessoas e os seus hábitos alimentares. O estudo inclui uma lista com os alimentos específicos que fazem com que o risco de desenvolver algumas doenças seja reduzido:
Alimentos que reduzem o risco de cancro:
- Vegetais verdes, como espinafres
- Vegetais amarelos, como alguns pimentos
- Vegetais crucíferos, como a couve-flor ou brócolos
Alimentos que reduzem o risco de doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais:
- Maçãs
- Peras
- Citrinos
- Vegetais de folhas verdes, como a alface
- Vegetais crucíferos
Outro estudo, este publicado no International Journal of Epidemiology, da Universidade de Oxford, mostra os risco de morte precoce face à não ingestão de frutas e vegetais. Por exemplo, comer 200 gramas de frutas ou vegetais por dia reduz em 13% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas se comer 800 gramas a margem sobe para 28%. Quanto ao cancro, se ingerir 200 gramas reduz em 4% o risco de contrair a doença e com 800 gramas essa margem passa 13%. Já as mortse prematuras são reduzidas em 15% e 31%, respetivamente.
Os investigadores salvaguardam a ideia de que não sabem se ingerir maiores quantidades que estas fazem também com que a percentagem de risco de contrair as mesmas doenças diminua ainda mais. A verdade é que algumas pessoas lutam constantemente para conseguirem comer as cinco porções inicialmente recomendadas e dificilmente chegam às dez.
A nutricionista Alison Tedstone falou à BBC e afirmou que “as cinco porções por dia são a dieta equilibrada e acessível que ajuda a prevenir imensas doenças. Mais do que as cinco porções de fruta e vegetais pode até ser o mais desejável, mas a pressão de consumir ainda mais do que isto pode criar uma expectativa irrealista”, contou.
Para ser mais fácil de entender qual o equivalente às 800 gramas recomendáveis, o estudo construiu uma tabela que facilita a perceção das quantidades.
Assim que o estudo saiu, as reações no Twitter prontamente também se fizeram sentir. Veja algumas:
#10aday … Are we talking glasses of wine or chocolates?
— Dawn Magazine UK (@dawnmagazineuk) February 23, 2017
https://twitter.com/nudinits/status/834712513912635392
Jesus, 10 pieces of fruit and/or veg a day? And Germany bans meat at official functions. Screw that, hand me that beef!
— Bon {she/her} (@deannawol) February 23, 2017
If i ate that amount of fruit and veg i'd be on the toilet all the time! #10aday
— Karoline Weber (@KarolineWeber21) February 23, 2017
Another short lived myth like the 10k steps.I wonder how many families can afford 10 fruit and veg a day
— Symeon Dagkas (@SymeonDagkas) February 23, 2017
#10aday Percy Thrower is ready….. @dogcelebration @doglovers #dogsoftwitter #labrador #fruitandveg #gardening #apples #sweetcorn #tomatoes pic.twitter.com/7Z4rOri6mI
— ????ALLIE YARM ???? (@francewitch) February 23, 2017
So now we have to eat more fruit and veg
SO
Slices more lemons ???? for Gin and Tonic
— Claire T (@needaphone) February 23, 2017
???????????????????????????????????????????? If I ate 10 portions of fruit and veg every day I wouldn't have time to do anything else!! ????
— WelgoBusiness (@WelgoBusiness) February 23, 2017
https://twitter.com/SophLynch_/status/834799967353073664
If chocolate orange counts as your #10aday then I'll be just fine.
— Samsational (@ItsSamsational) February 23, 2017