Na sua comunicação oficial, a Porsche exime-se de qualificar a sua mais recente criação, embora não se coíba de apelidar o quatro portas de “berlina ‘coupé’”. Mas não faltará quem olhe para o novo Panamera Sport Turismo, que no Salão de Genebra fará a sua primeira aparição em público, como a versão carrinha do topo de gama da marca – ou, nomenclatura mais rebuscada, como a sua variante shooting brake.

Denominações à parte, a verdade é que aí está a declinação de cinco portas do Panamera, que, pela primeira vez, está apto a oferecer uma lotação para cinco ocupantes, que a Porsche define como “4+1”, ressalvando que o lugar central traseiro não será tão opulento quanto os restantes dois individuais (inclusivamente, é proposta, como opção, uma configuração traseira de apenas dois bancos reguláveis electricamente). Ainda assim, é nítida e assumida a aposta na versatilidade, garantida também pela maior altura atrás, e pelo mais fácil acesso a uma bagageira com 520 litros de capacidade (425 litros na versão equipada com motorização híbrida), contra os 495 litros oferecidos pelo Panamera de quatro portas.

Para mais, todas as versões do Panamera Sport Turismo oferecem, de série, o portão traseiro com abertura e fecho eléctricos e o banco posterior rebatível electricamente a partir da mala, na proporção 40/20/40, o que permite expandir a capacidade da bagageira até um máximo de 1.390 litros (1.295 litros na variante híbrida). Adicionalmente, está disponível, como opção um sistema de gestão do compartimento de bagagem que inclui duas calhas integradas no piso, quatro pontos de fixação e uma rede, podendo ainda ser acrescentada uma tomada de 230V.

Com 5.049 mm de comprimento, 1.428 mm de altura e 1.937 mm de largura, para uma distância entre eixos de 2.950 mm, o novo Panamera Sport Turismo marca a diferença para a berlina da gama sobretudo, a partir dos pilares centrais, pois até aí os dois modelos partilham quase todos os elementos da carroçaria. A superfície vidrada alongada, o longo contorno do tejadilho, os flancos pronunciados e os pilares traseiros mais proeminentes são os seus principais factores distintivos, mas sem nunca deixar de evocar as formas de um coupé.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No extremo posterior do tejadilho encontra-se um deflector aerodinâmico adaptativo, que pode adoptar três posições distintas, sendo capaz de gerar até 50 kg de downforce sobre o eixo traseiro. Até aos 170 km/h mantém-se recolhido num ângulo de sete graus negativos, para reduzir a resistência ao ar. Acima deste valor, ou dos 90 km/h, quando estão seleccionados os modos de condução Sport ou Sport Plus, eleva-se automaticamente para um ângulo positivo, para incrementar a estabilidade direccional. Caso o tejadilho panorâmico se encontre aberto, adopta um ângulo de 26°, de modo a reduzir os ruídos aerodinâmicos.

De resto, a esmagadora maioria das soluções empregues pelo Panamera Sport Turismo são já conhecidas do Panamera “normal”, seja o Porsche Advanced Cockpit, o Porsche InnoDrive, o eixo traseiro direccional ou o controlo eléctrónico de estabilidade PDCC. De série em todas as versões do Panamera Sport Turismo é o sistema de tracção integral Porsche Traction Management (PTM), a que junta, também de série, a partir das versões S, a suspensão pneumática adaptativa com três níveis de regulação do amortecimento.

À venda da Europa a partir de 7 de Outubro, embora já disponível para encomenda, o Panamera Sport Turismo começará por ser proposto com cinco motores: Panamera 4 (330 cv, proposto em Portugal desde 118.746€), Panamera 4 E-Hybrid (462 cv, desde 120.932€), Panamera 4S (440 cv, desde 142.912€), Panamera 4S Diesel (422 cv, desde 165.542€) e Panamera Turbo (550 cv, desde 195.324€).