Sublinha a Volkswagen que foi desenvolvida em simultâneo com o Tiguan “normal”, mas só agora será revelada, no Salão de Genebra, a versão europeia do Tiguan Allspace, depois da sua homóloga norte-americana se ter estreado em Detroit no passado mês de Janeiro. Trata-se da declinação de chassi longo e apta a transportar até sete passageiros, do popular SUV da Volkswagen, disponível para encomenda já a partir de Maio, pese embora a chegada efectiva ao mercado esteja agendada somente para Setembro.

Posicionado, na gama do construtor de Wolfsburg, entre o Tiguan e o Touareg, o Tiguan Allspace assume o seu parentesco estético com o Atlas, SUV criado propositadamente para os EUA, destacando-se, face ao Tiguan convencional, pelas portas traseiras de maiores dimensões, pelo capot ligeiramente diferente, mais elevado na zona da grelha frontal, pelas nervuras no tejadilho e por montar jantes, no mínimo, de 17”. Também será proposto numa variante indicada para circulação em asfalto, e outra mais vocacionada para o fora de estrada, esta última podendo ainda montar o opcional pack Offroad, com protecção inferior do motor e ângulo de ataque melhorado em 7°.

Com 4.701 mm de comprimento e 2.790 mm entre eixos, o Tiguan Allspace cresceu 215 e 109 mm, respectivamente, face ao seu “irmão” com lotação máxima de cinco lugares. E aqui reside a sua principal razão de existir, por se traduzir numa outra amplitude interior. De série, o banco traseiro conta com 180 mm de regulação longitudinal, permitindo ajustar o espaço disponível para passageiros e bagagens em função das necessidades do momento. Em opção, estão disponíveis dois bancos adicionais escamoteáveis, integrados na bagageira, o que permite ampliar a lotação para sete ocupantes.

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Quanto à capacidade da mala, e dispondo-se de não mais do que cinco lugares, varia entre 760 litros (com o banco traseiro na sua posição mais avançada) e 1.920 litros – um acréscimo de 145 e 265 litros, respectivamente, por comparação com o Tiguan normal. Para quem opte pelos sete lugares, o espaço para bagagens varia entre 230 litros (com todos os bancos montados), 700 litros (com os dois bancos adicionais embutidos no piso) e 1.775 litros (com as duas filas de bancos traseiras rebatidas).

Confirmando o seu posicionamento comercial, o Tiguan Allspace beneficia ainda de um equipamento de série mais completo do que o do Tiguan de cinco lugares. Por isso, logo no nível de acesso Trendline oferece já barras de tejadilho (em preto), sistema de infoentretenimento com pack de conectividade (incluindo as ligações USB e para smartphone), o volante multifunções e o piso de carga de altura variável.

A gama de motores é composta por seis opções, três a gasolina e outras tantas a gasóleo, todas de injecção directa e sobrealimentadas. No primeiro caso, a oferta é composta pelo 1.4 TSI de 150 cv, e pelo 2.0 TSI de 180 cv e 220 cv. Entre os diesel marca presença o 2.0 TDI nas suas declinações de 150 cv, 190 cv e 240 cv.

O sistema de tracção integral 4Motion, conjugado com a caixa pilotada de sete relações e dupla embraiagem DSG7, é uma opção para a versão 2.0 TDI de 150 cv, e de série em todas as outras, excepto a 1.4 TSI de 150 cv, proposta apenas com tracção dianteira e caixa manual de seis velocidades. O Tiguan Allspace 4Motion conta ainda com uma capacidade de reboque de 2.500 kg (2.200 kg nas versões de tracção dianteira), bem como o selector de modos de condução 4Motion Active Control, que oferece as opções Onroad, Snow, Offroad e Offroad Individual.