O primeiro-ministro cabo-verdiano destacou este sábado a inovação, o impacto “muito grande” na imagem externa e a mobilização de jovens com a realização, pela primeira vez no país, das palestras TEDx, considerando que vão dinamizar outras atividades.

“É um evento muito inovador, pelo facto de ser a primeira vez, de ter um conteúdo e um alcance que nós precisamos em Cabo Verde”, disse Ulisses Correia e Silva, na cidade da Praia, à entrada da sala onde decorrem durante a tarde de este sábado as palestras da TEDx (Tecnologia, Entretenimento e Design).

A capital cabo-verdiana acolhe, pela primeira vez, o evento internacional, que é um programa de palestras organizado de forma independente e dedicado à difusão de ideias, criado há 26 anos no estado norte-americano da Califórnia. Reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde tecnologias, entretenimento, design, ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.

Em Cabo Verde, o TEDx Praia é organizado por 12 jovens que têm em comum a paixão pelas tecnologias e que pretendem ligar o arquipélago ao mundo e à sua diáspora. Segundo Ulisses Correia e Silva, o evento vai permitir ao país promover coisas com “impacto muito grande na imagem externa do país” e dinamizar um conjunto de outras atividades que mobilizem os jovens, como empreendedorismo, inovação e investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“São áreas muito importantes e muito interessantes”, sustentou o chefe do Governo cabo-verdiano, considerando que o facto de o evento ter sido realizado por jovens e de forma independente é um “valor adicional”. “São jovens que têm capacidade de empreender, que agarram e fazem as coisas acontecer”, terminou Ulisses Correia e Silva, que assistiu à primeira palestra do TEDx Praia, ministrada por Nick Pinheiro, um filho de emigrantes cabo-verdianos que nasceu nos Estados Unidos, colaborador da Microsoft e do Facebook.

Em 18 minutos, Nick Pinheiro falou sobre o empoderamento das comunidades através dos dados, salientando que Cabo Verde deve aproveitar essas enormes possibilidades imediatamente e fazer do acesso à internet e informação o seu ouro. O jovem engenheiro e especialista em aplicações web e gestão de conteúdos mostrou-se satisfeito por ser o primeiro orador do TEDx realizado em Cabo Verde, país que, disse, tem sempre como referência.

Durante a tarde, mais sete oradores vão falar da sua experiência e seu conhecimento, entre eles o português Paulo Solinho, fundador da Facestore, a primeira plataforma mundial de criar lojas no Facebook, já com mais de 20 mil lojas online.

Segundo Pedro Lopes, curador do TEDx Praia, o objetivo do evento em Cabo Verde, com o tema “Conexão” é “criar uma plataforma de apresentação, discussão e difusão de ideias inovadoras e inspiradoras, contribuindo para conectar o país ao mundo e à sua diáspora”.

A primeira licença TEDx permite ter apenas 100 participantes convidados, mas as palestras, que não podem ser assistidas na sala por jornalistas, estão as ser transmitidas na internet no site e no Facebook do TEDx-Praia.

No espaço lusófono, já foram realizados em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil, num total de mais de 130 países que acolherem o evento a nível mundial.