A reunião do Conselho de Estado começou esta sexta-feira pelas 10h15, no Palácio de Belém, com seis ausências, incluindo as do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

De acordo com fonte da Presidência da República, Cavaco Silva faltou por motivos de saúde, enquanto Ferro Rodrigues estava a receber hoje de manhã na Assembleia da República a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, e por isso chegará mais tarde à reunião do Conselho de Estado.

Pelo mesmo motivo, o líder parlamentar do PS, Carlos César, chegará também mais tarde à reunião de hoje do Conselho de Estado e a conselheira de Estado Leonor Beleza faltará mesmo são encontro do órgão político de consulta do chefe de Estado para receber Michelle Bachelet na Fundação Champalimaud, à qual preside. Os presidentes dos governos regionais dos Açores, Vasco Cordeiro, e da Madeira, Miguel Albuquerque, também não estão presentes no Conselho de Estado, por se encontrarem em Bruxelas, a participar no 4.º Fórum das Regiões Ultraperiféricas.

O neurocientista António Damásio, designado pelo Presidente da República em 24 de novembro para substituir António Guterres como conselheiro de Estado, continua sem tomar posse e sem se estrear numa reunião do Conselho de Estado.

O Conselho de Estado, órgão político de consulta presidencial, reúne-se esta sexta-feira pela quinta vez desde que Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República, para debater o comércio internacional, tendo como convidado o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo. As anteriores reuniões, realizadas em 7 de abril, 11 de julho, 29 de setembro e 20 de dezembro, tiveram em comum a análise do futuro da Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR