Ana Pinho Rodrigues, da associação Estamos Juntos, bateu este sábado o recorde nacional absoluto de 50 metros bruços, que se mantinha inalterado há oito anos, na terceira jornada dos campeonatos nacionais de natação, que decorrem em Coimbra.

Ana Pinho Rodrigues alcançou o tempo final de 31,35 segundos, batendo o recorde nacional absoluto, 31,60 segundos, detido por Joana Carvalho, e o recorde nacional sénior, de 31,79, alcançado pela nadadora da Estamos Juntos, em julho de 2016. O recorde de Joana Carvalho mantinha-se desde maio de 2009, tendo hoje passado o testemunho, na altura da entrega das medalhas, à jovem Ana Pinho Rodrigues.

“Admiro muito a Joana e o recorde na altura foi algo impensável e queria batê-lo já há muitos anos”, sublinhou a nadadora, em declarações aos jornalistas.

No entanto, não estava “nos planos” de Ana Pinho Rodrigues bater o recorde nacional absoluto hoje, visto que vinha de um “momento de forma não tão bom”. “Neste momento, quero relaxar, aproveitar a natação e voltar a gostar de nadar e de competir”, frisou, considerando que precisava de se abstrair um “bocado”.

Na prova dos 50 metros bruços femininos, Ana Pinho Rodrigues não deu hipótese às concorrentes mais diretas, conseguindo uma vantagem de cerca de dois segundos para a segunda e terceira classificada, Inês Charro e Paula Alexandra Oliveira, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR