O navio-escola Sagres atraca terça-feira pela 30.ª vez no Mindelo, Cabo Verde, o porto estrangeiro mais visitado pelo navio, a caminho do Brasil onde permanecerá durante a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O navio da República Portuguesa (NRP) Sagres, que largou de Lisboa a 27 de abril para chegar ao Rio de Janeiro por altura do Dia de Portugal, estará atracado no Mindelo entre terça e sexta-feira, podendo ser visitado pelo público, segundo anúncio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

Depois de no ano passado ter estado em Paris, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai assinalar este ano o Dia de Portugal, da Camões e das Comunidades, no Rio de Janeiro. A deslocação ao Rio de Janeiro cumpre mais uma viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval

Com 90 metros, o NRP Sagres foi construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. O navio celebra este ano 80 anos, 55 dos quais com a bandeira de Portugal, desde 1962.

A principal missão é assegurar a formação dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Assegura também a representação da Marinha Portuguesa e o contacto com os portugueses nos países e portos que visita, contribuindo para a divulgação da cultura e dos produtos portugueses.

Esta será a 30.ª vez que a Sagres visita o Mindelo, o porto estrangeiro mais visitado pelo navio.

O navio-escola Sagres é comandado pelo capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves, que conta para esta missão com uma guarnição de 119 militares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR