Andar de “pernas abertas” nos transportes públicos de Madrid vai começar a ser proibido. A medida quer que os homens ocupem apenas um lugar e não se sentem de forma a incomodar os passageiros do lado.

O aviso vai começar a ser afixado nas próximas semanas. Aparece em jeito de cartoon, com um homem, com as pernas afastadas, sentado num banco, ocupando mais do que um lugar.

Cópia do aviso que será brevemente afixado.

A decisão da companhia de transportes municipais de Madrid quer a ocupação de “apenas um lugar”, de modo a respeitar o espaço de todos.

Esta proibição vem ao encontro do que grupos feministas têm reivindicado nos últimos tempos. Ainda este ano o grupo Mujeres En Lucha começou uma campanha em Madrid para o #nomanspreading. A petição contou com mais de 11.500 assinaturas e fazia este mesmo apelo aos homens: manterem as pernas afastadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta medida segue o exemplo de cidades como Nova Iorque ou Tóquio, que desde há alguns anos promovem este comportamento. Em Seattle, por exemplo, o apelo ao #nomanspreading hashtag é utilizado neste movimento “anti pernas abertas”. Uma operadora de transportes da cidade – a Sound Transit apoiou a ideia e no seu Twitter partilhou uma imagem onde é condenado o comportamento de… um polvo a ocupar mais do que um assento.

Estes movimentos cívicos não terminam por aqui. Pelas redes sociais, começa a surgiu um novo apelo, desta vez direcionado às mulheres que ocupam os lugares nos transportes públicos com as suas malas: o #shebagging.