Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Mark Zuckerberg tem um objetivo para o drone Aquila: fornecer internet a quatro mil milhões de pessoas que estão, até agora, offline. Este é um drone que funciona a luz solar e completou um teste de voo no Arizona, depois de uma tentativa falhada, que culminou com uma queda antes da aterragem. É financiado pelo Facebook e um dia pode ser graças a ele que todo o mundo está ligado à internet.

Quando o Aquila estiver pronto, ele vai voar com uma frota de aviões, movidos a luz solar, e irá fornecer conetividade à internet em todo o mundo”, escreveu Zuckerberg no Facebook.

Aquila's second successful flight!In this test, it flew for 1 hour and 46 minutes over the desert and landed smoothly near Yuma, Arizona. We successfully gathered a lot of data to help us optimize Aquila's efficiency. No one has ever built an unmanned airplane that will fly for months at a time, so we need to tune every detail to get this right.When Aquila is ready, it will be a fleet of solar-powered planes that will beam internet connectivity across the world. Today, more than half the world's population — 4 billion people — still can't access the internet. One day, Aquila will help change that.

Posted by Mark Zuckerberg on Thursday, June 29, 2017

O segundo voo do Aquila foi completo em maio na Yuma Proving Ground, segundo o que reportou o jornal de Yuma Sun. Agora, o drone voou com mais sensores e com um novo sistema de paragem horizontal que o ajudou a aterrar de forma mais segura, depois da sua queda em dezembro. Ele esteve no ar durante uma hora e 46 minutos, chegando aos 3000 pés, o que representa cerca de 914 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma equipa de engenheiro estava a observar o voo do drone, através de uma plataforma de livestream instalada num helicóptero que acompanhava o drone, disse Martin Luis Gomez, o diretor do Facebook para as plataformas aeronáuticas. A equipa ficou surpreendida com o resultado final do teste.

Os melhoramentos que foram feitos na Aquila tiveram reflexos durante este novo voo”, disse Gomez citado pelo The Guardian.

Aquila pesa cerca de 454 quilos e tem uma envergadura maior que um Boeing 747. Ele está dotado de um piloto automático e há equipas treinadas para executar certas manobras.

Nós recolhemos muitos dados para garantir a otimização do Aquila. Nunca ninguém tinha construído uma aeronave que irá voar durante meses de seguida, e por essa razão precisamos de ter todos os detalhes para que isto possa ter sucesso”, diz Zuckerberg.