A Marca chama-lhe o “cinquentão mais sexy e invejado do mundo” — uma injustiça, mas só porque Gianluca Vacchi só completa meio século de vida no próximo dia 5 de agosto, tudo o resto deverá ser verdade.

No Facebook, são mais de um milhão e meio as pessoas que o seguem; no Instagram, primeira rede social a que aderiu, há apenas quatro anos, para dar algum salero à vida, tem mais de 9,8 milhões de fãs — segue apenas 127 pessoas, Cristiano Ronaldo, amigo com quem em maio se filmou a passear de Bugatti pelas ruas de Madrid, está entre elas.

Natural de Bolonha, no norte de Itália, filho de empresários, que em 1963 compraram 52% da IMA (Industria Macchine Automatiche), a multinacional italiana cotada em bolsa que é uma das principais empresas especializadas no processamento e embalagem de produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentares, chá e café, Gianluca Vacchi licenciou-se em Economia e Gestão na universidade local e cumpriu o plano familiar: trabalho, fortuna, recato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2008, com 41 anos, dava uma entrevista à espanhola Hola, daquelas a mostrar uma das suas várias mansões. Mais gordo e menos moreno, com o cabelo a abrir em risco ao meio, já com uma ou duas tatuagens visíveis (hoje pouco espaço terá livre para fazer mais) e de fato azul escuro com camisa às risquinhas brancas e azuis e gravata no mesmo tom, não deixava margem para dúvidas.

Era um “Rei Midas das finanças”, multimilionário, empresário de sucesso e “solteiro de ouro europeu”, sim. Só não era a mesma pessoa que hoje dança o “Despacito” em vídeos virais que correm o mundo. Ou dançava ontem: garante a imprensa cor de rosa internacional que Vacchi está novamente solteiro e separado da noiva, substancialmente mais nova, Giorgia Gabriele.

Novamente entrevistado pela revista espanhola em 2016, Gianluca Vacchi, que mantém o cargo de diretor não executivo do IMA, é presidente da SEA (Società Europea Autocaravan) e acionista de mais de 30 multinacionais, explicou o extreme makeover. “Só temos uma vida e temos de vivê-la desfrutando ao máximo. Para isso, a atitude psicológica é muito importante. Viver com um espírito de resignação é um aperitivo para a derrota”, disse.

Já tinha várias garagens cheias de carros e motas de luxo, um veleiro e até um jato privado. Passou a fazer crioterapia, ir ao ginásio, pôr eyeliner. Renovou o guarda-roupa, anunciou que queria ser DJ, criou um blogue e um hashtag: GVLifestyle. “Nos Estados Unidos existem os life-coach, que ensinam a viver. Eu não faço mais do que que transmitir como eu próprio vivo”, disse à Hola.

Uma outra frase: “Aprendi no Instagram que aquilo de que os jovens mais gostam é de uma forma de vestir extravagante, mas sem cair no ridículo. Quero fazer chegar uma mensagem positiva e de desafio aos jovens para que cada um perceba o seu verdadeiro carácter; quero ser um estímulo criativo no vestir e no rigor físico, sobretudo no que toca à alimentação e ao ginásio.”

View this post on Instagram

#GVlifestyle

A post shared by Gianluca Vacchi (@gianlucavacchi) on