Depois do cobrador de fraque, o cobrador do craque, como já lhe chama a Marca: Neymar Sr., pai de Neymar Jr., prepara-se para receber mais uma verba astronómica este Verão, que no limite poderá ascender a mais de 50 milhões de euros. Como? Metade do Barcelona, ainda referente à última renovação do brasileiro com os catalães; metade do PSG, como prémio de assinatura caso o avançado assine mesmo pelos franceses. É que, além de pai e pessoa muito próxima do jogador, é também agente do internacional. Mas nem tudo são rosas. Longe disso. E o primeiro espinho deste mês que parece ser longo está encontrado.

De acordo com o Sport, os blaugrana não querem liquidar os 26 milhões de euros pendentes no seguimento do acordo de renovação de Neymar com o Barça até 2021. O Barcelona já terá depositado esse montante na íntegra num notário, o que foi visto como uma “afronta” pela estrutura que rodeia o brasileiro.

“Não há nenhuma justificação”, alegou uma fonte ao jornal porque, nessa mesma renovação, não ficou prevista a obrigatoriedade de cumprir o contrato até ao fim, além de existir a cláusula de rescisão pela qual o avançado poderá sair para qualquer outro clube. Da parte do Barcelona, o conflito é simples: se Neymar ficar, a verba é paga; se Neymar sair, será analisado o processo para se perceber se e quanto terá de desembolsar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o PSG, as coisas parecem mais lineares: vai receber 25 a 35 milhões de euros como prémio de assinatura, caso Neymar assine mesmo pelos franceses, sendo que uma pequena percentagem reverterá para outro agente, Pini Zahavi. A relação do pai do jogador e Nasser al-Khelaifi, proprietário do PSG, já vem do ano passado, altura em que os gauleses fizeram uma primeira investida (sem sucesso) pelo jogador.

Antigo jogador (foi extremo direito de Operário, Catanduvense, Linense, União de Mogi, Coritiba e Batel), Neymar Silva Santos, ou Neymar Sr. como também é tratado, teve de deixar o futebol após um acidente de carro mas saltou para a ribalta quando fundou a NR Sports, empresa que gere os direitos de imagem do jogador mas tem outras variantes ligadas ao imobiliário, comércio eletrónico e ao Instituto Projeto Neymar Jr.

Foi nesse mesmo ano que se inscreveu no curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília, por forma a ganhar utensílios para preservar a carreira ascensional do filho, que desde muito cedo se tornou ídolo da torcida do Santos. Até 2009, Neymar Sr. ainda chegou a ser pedreiro, vendedor de purificador de água, mecânico e técnico de manutenção da Companhia de Engenharia de Tráfego. Depois, deixou de conseguir conciliar tudo e passou apenas a gerir a carreira do filho como “pai, agente, empresário e amigo”. Na altura da saída do Santos para o Barcelona, os catalães pagaram 40 milhões de euros à N&N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltda., empresa do pai de Neymar.

Nesta altura, o pai de Neymar encontra-se em Barcelona (o filho passou pela China por compromissos publicitários, depois da digressão dos catalães pelos Estados Unidos) e, à chegada, não disfarçou o mal-estar com os jornalistas presentes no aeroporto. “Ao menos sejam educados”, atirou. Pormenor interessante que foi altamente veiculado: chegou de Miami acompanhado de Rodrigo Gallo, responsável pela agenda e pela logística do jogador.

Entretanto, o jogador, que fez escala no Dubai antes de regressar a Espanha depois da passagem pela China, continua a alimentar o tabu em torno da eventual saída para o PSG. Já Marcos Motta, especialista em direito desportivo internacional, estará a analisar toda a documentação proposta pelo PSG a Neymar. O advogado brasileiro da Bichara e Motta advogados já tinha assessorado o avançado na última renovação com o Barcelona.

Aquela que será a maior transferência de sempre do futebol mundial parece cada vez mais uma realidade e, ao mesmo tempo que os responsáveis blaugrana começam a dar o jogador como perdido (existem até cartazes perto do Camp Nou a chamar mercenário ao brasileiro), a BeIN Sports Qatar, canal televisivo que pertence aos donos do PSG, assegura que Neymar já decidiu deixar o Barcelona. No entanto, o mesmo órgão assegurou que a escala que o jogador fez no Dubai não teve qualquer ligação com uma suposta realização de exames médicos, como chegou a ser avançado.