A batalha decorreu na Florida, Estados Unidos da América. Mais precisamente no antigo Moroso Motorsports Park, agora denominado Palm Beach International Raceway. E, curiosamente, decorreu a pedido do proprietário de um Lamborghini Aventador SuperVeloce (SV). Do outro lado, o SUV mais rápido do mundo: o Tesla Model X P100D Ludicrous Plus, mas com a carga apenas a três quartos.

A prova, mais uma vez organizada pela Drag Times, consistiu em apurar qual seria o mais rápido a passar a barreira do quarto de milha (400 metros – em rigor, 402,25 metros), trocando depois de condutor.

Neste duelo havia, à partida, uma grande desigualdade. A começar pelo preço das máquinas em disputa, com o Lamborghini em causa a orçar em 530 mil dólares (cerca de 450.000€), ao passo que o Model X em questão custou 165 mil dólares (140.000€). Têm ambos tracção integral, é certo, mas distingue-os a concepção logo à origem: o superdesportivo foi concebido como tal, com a Lamborghini a defender que o Aventador está duas gerações à frente de qualquer carro no mercado, por ter uma suspensão inspirada nos Fórmula 1 e chassi em fibra de carbono, ao passo que o Tesla foi originalmente projectado para transportar a família, até um máximo de sete pessoas, rebocar um atrelado, circular fora de estrada e, tudo isto, no máximo conforto…

Sucede que, para ultrapassar a barreira do quarto de milha, de nada serviu ao Lamborghini ter uma potência de 750 cv, combinada com uma redução de peso de 50 kg e uma downforce aumentada em até 180% face ao Aventador padrão. O superdesportivo de Sant’Agata Bolognese viu, na primeira corrida, o SUV californiano (588 cv) passar-lhe à frente (0,05 segundos).

Resultado: o Lamborghini – que foi buscar o nome a um touro da década de 90, tido como o mais nervoso a pisar a Praça de Touros de Saragoça – testemunhou o estabelecimento de um novo recorde mundial, com o Tesla Model X a fixar em 11,4 segundos o quarto de milha, atingindo 189,78 km/h aos 400 metros. Já na segunda tentativa, com troca de condutor, o Lamborghini bateu o Tesla, por 0,13 segundos – o que não deixa de ser quase ridículo, se tivermos em conta o preço de um e o do outro, o peso de um e o do outro, a aerodinâmica de um e a do outro… E poderíamos continuar a comparação. O que não se compara, de forma nenhuma, é o roncar apaixonante do V12 6,5 litros do coupé, face ao silêncio absoluto do SUV.

O vídeo mostra ainda uma drag race opondo o Model S P100D ao Aventador SV, na qual este último parece ganhar, mas só porque arrancou antes do sinal verde. Este touro nervoso já está quase a roer as unhas? Os resultados falam por si: Model S – 1/4 milha em 10,947 segundos (192,61 km/h nos 400 m); Aventador – 1/4 milha em 11,164 segundos (207,69 km/h nos 400 m). Com a mesma mecânica, o Model S é ligeiramente mais rápido em virtude de ser mais leve e mais aerodinâmico do que o Model X.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR