O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse esta sexta-feira que o novo aeroporto do Montijo poderá estar em construção em 2019, se a proposta a apresentar pela ANA “cumprir” o memorando assinado entre o Governo e a concessionária.

“É essa a intenção. Não está aprovada uma proposta final. Há uma negociação para fazer entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal para salvaguardar os interesses públicos. Se assim for, em 2019 é nossa intenção que o aeroporto esteja em desenvolvimento”, afirmou Pedro Marques.

O responsável, que respondia à Lusa à margem da inauguração da fábrica da multinacional francesa Eurostyle Systems Portugal na zona empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, disse que, “neste momento, o trabalho que está em curso é um trabalho preparatório”.

“Os trabalhos devem estar no terreno em 2019 se a proposta que a ANA nos fizer, a proposta final que nos vai ser feita em 2018, com todos os estudos ambientais, estudos de migração de aves, nos termos do memorando que assinámos, for aprovada”, referiu Pedro Marques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas explicou que o memorando assinado entre o Governo e a concessionária “prevê vários passos”.

“A ANA tem vindo a trocar documentação técnica com o Governo. Está, entretanto, a concluir os estudos de natureza ambiental que estavam em curso este ano. Apresentará uma proposta final que será negociada, em 2018, como o memorando previa”, referiu.

A ANA entregou até agora ao Governo documentação técnica referente à resposta completar ao aeroporto de Lisboa, quando o calendário previa que em agosto a empresa gestora dos aeroportos submetesse uma proposta para uma infraestrutura aérea no Montijo.

Contactada pela Lusa, a ANA informou ter apresentado “à concedente [Estado] informação técnica sobre o projeto”, enquanto o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas disse que “o Governo e a concessionária encontram-se numa fase de troca de informação técnica, conforme determina o memorando”, sem precisar o conteúdo nem se constituem a proposta que já deveria estar na posse do Executivo.

Segundo o memorando assinado a 15 de fevereiro entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal, gerida pela Vinci Airports, foram definidos seis meses – até meados de agosto – para a apresentação de uma proposta para um aeroporto complementar ao de Lisboa na base aérea do Montijo.

Conforme a Lusa noticiou, o acordo prevê que, “no prazo de 180 dias contados da presente data [15 de fevereiro]”, seja apresentado “um relatório com a proposta de alternativa da concessionária ao novo aeroporto de Lisboa, baseada no desenvolvimento de capacidade aeroportuária complementar no Montijo”.

Na semana passada o Jornal de Negócios noticiou que “ANA falha prazo do aeroporto do Montijo”, referindo que a empresa deveria ter entregue proposta ao Governo em agosto, mas só existiu troca de informação técnica.