A estação de metro da Sagrada Família e as ruas em volta foram evacuadas pela polícia catalã, que montou um perímetro de segurança em redor do monumento, segundo revelam os media espanhóis.

De acordo com o “La Vanguardia”, a atuação policial teve início às 20h15 (hora local, 19h15 em Portugal). A própria polícia confirmou que há uma ação policial na estação de metro correspondente e que agiu na sequência “da operação antiterrorista” em vigor.

Em causa está uma “carrinha suspeita” presente na rua Provença. A polícia catalã já confirmou que a Brigada de Minas e Armadilhas está a caminho do local.

A cidade de Barcelona e toda a região da Catalunha estão em alerta terrorista de nível 4, na sequência dos atentados de Agosto. Ao longo do dia nesta terça-feira realizaram-se vários controlos policiais em toda a cidade, que provocaram inclusivamente longas filas de trânsito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o jornal “El País”, a polícia catalã agiu na sequência de um aviso do Centro de Informação contra o Terrorismo e o Crime Organizado (CITCO), que enviou um aviso de “baixa credibilidade”. O aviso falaria na possibilidade de um atentado terrorista nas próximas 48 horas em Espanha e França. Como as autoridades catalãs estão em alerta elevado, terão decidido agir de imediato por precaução.

Às 21h30 (hora local), chegou a confirmação da Brigada de Minas e Armadilhas de que tudo não passou de um falso alarme e de que a carrinha suspeita não contém materiais perigosos.