A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, estará em Nova Iorque entre 17 e 23 de setembro para participar na 72.ª Assembleia-Geral da ONU, a decorrer desde terça-feira.

Em comunicado, a CPLP indicou esta sexta-feira que, além de assistir ao debate geral, a responsável participará na reunião ministerial do Grupo de Amizade da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e manterá encontros bilaterais com o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Marcel de Souza, e com a secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michelle Jean.

Segundo a organização lusófona, à margem da Assembleia-Geral da ONU, Maria do Carmo Silveira participará ainda num encontro subordinado ao tema “Mulheres, Crianças e Adolescentes: Um Apelo à Ação Global para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3”, a convite da Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, e da UNITAID – organização especializada na gestão de medicamentos para combate ao HIV/SIDA, à tuberculose e à malária.

A agenda da secretária executiva da CPLP termina com um encontro com o presidente do conselho de administração da UNITAID, Celso Amorim, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro. A CPLP tem estatuto de observador na ONU desde outubro de 1999.