Embora mais conhecida pela área dos smartphones, a sul-coreana Samsung tem um já longo percurso no desenvolvimento de baterias, que tem estado a cargo da participada Samsung SDI. A qual, por sua vez, acaba de apresentar no Salão Automóvel de Frankfurt aquelas que poderão muito bem ser as baterias dos carros eléctricos do futuro – multifuncionais, modulares e, acima de tudo, capazes de garantir uma autonomia que poderá alcançar os 600 a 700 km.

Baseadas na “nova tecnologia 21700″, estas novas baterias são vistas, pela própria empresa, como o último passo no objectivo da “disseminação dos EV (veículos eléctricos), graças à aplicação de alta tecnologia, segundo as necessidades deste tipo de produtos”.

Numa altura em que acaba de construir uma fábrica de baterias para veículos eléctricos na Hungria, passando assim a dispor de três infraestruturas do género – além da nova instalação, possui ainda linhas de produção em Ulsan, na Coreia do Sul, e em Xian, na China -, a Samsung SDI garante que um pack de 20 módulos utilizados nestas novas baterias, a que companhia deu o nome de “Multifuncional battery pack”, garantirá autonomias entre os 600 e os 700 quilómetros, uma vez instalado num automóvel premium. Ao passo que, num modelo generalista, a aplicação de metade do número de módulos (entre 10 e 12) deverá ser suficiente para fazer mais de 350 km com uma só carga.

Cada módulo destas baterias deverá, assim, conseguir garantir entre 30 e 35 km, permitindo ao fabricante elaborar, a partir desta base, várias soluções em função da aplicação desejada, com mais ou menos autonomia.

A par desta nova tecnologia, a Samsung SDI apresentou um novo tipo de aplicação, a que chamou “Low High Cell”. Graças a uma redução na altura das baterias em mais de 20%, esta solução com maior densidade energética pode ser aplicada em todo o tipo de veículos, poupando no volume das baterias e no respectivo peso. Contribuindo, desta forma, para “aumentar o espaço interior disponível num qualquer veículo eléctrico, ao mesmo tempo que permite aos fabricantes desenvolverem veículos sem tantas limitações em termos de design”.

A tecnológica sul-coreana deu ainda a conhecer células e módulos cilíndricos, baseados na mesma tecnologia “21700”, que, com apenas “21 milímetros de diâmetro e 70 milímetros de altura”, além de “uma capacidade 50% maior que as actuais baterias do tipo 18650”, serão fornecidos, por exemplo, à Tesla Powerpack, para armazenamento da maior quantidade de sempre de energia – cerca de 100 MWh, ou 129 MWh, utilizadas em centrais eólicas ou fotovoltaicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR