The Lego Ninjago Movie Video Game parece um trava-línguas mas é apenas a adaptação oficial do filme que estreou esta quinta-feira nas salas de cinema portuguesas. É muito provável para quem tenha filhos que já se tenha cruzado com Lego Ninjago no Netflix, e que tenha sido levado para dentro de uma série que diverte tantos miúdos como graúdos. Os argumentos são simples: tem quase todos os elementos clichés dos filmes de kung fu dos anos 80, mas tudo misturado com Lego. O filme, porém, é um spinoff do genial The Lego Movie (o segundo, depois da estreia este ano do The Lego Batman Movie), apresentando grandes diferenças em relação à série de TV original.

As reticências com este The Lego Ninjago Movie Video Game eram bem explícitas. Se a Warner Bros e a TT Games têm o prazer de nos brindar anualmente com pelo menos um jogo de Lego que explore a fórmula usada desde 2005, este jogo acabou por ser uma total surpresa, e isso nem sempre é um ponto positivo.

Para este ano já tinha sido anunciado um jogo de Lego, a sequela de Marvel Super Heroes e que sairá no final de Novembro, a espreitar o Natal. O anúncio deste Ninjago é relativamente recente, com o lançamento a coincidir com a estreia do filme. A falta do aviso prévio habitual da WB Games fazia antever um jogo feito “à pressa”, apenas para faturar a reboque da chegada do filme às salas de cinema.

Esse preconceito deixou-nos de sobreaviso sobre a qualidade do que aí viria. Felizmente que os primeiros minutos a jogá-lo rapidamente demonstrou que estávamos enganados. Estão aqui presentes todos os elementos da fórmula dos jogos da Lego, mas está algo mais. Não fosse este um jogo dedicado aos 6 ninjas coloridos da Lego, exímios combatentes que representam a magia pelo imaginário das artes marciais, e não haveria justificação para a profunda e salutar complexificação que fizeram do combate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos jogos da Lego, os ataques aos adversários passam apenas por carregar no mesmo botão até os derrotarmos. Essa simplicidade funciona, dentro do contexto, mas é um ponto muito positivo podermos ver que o combate foi melhorado para tornar a experiência mais emocionante e coerente com a ação destes ninjas.

Esmagar o botão de ataque já não surte efeito, visto que os nossos inimigos entrarão em postura defensiva, obrigando-nos a criar combinações de ataques para os conseguir derrotar. É claro que as combinações são elas mesmas simples e reminiscentes dos beat’em ups das máquinas de arcadas, mas foi uma inclusão perfeita para mudar ligeiramente a fórmula da Lego ao qual estamos habituados e que aprendemos a “amar”.

Lego Ninjago reproduz, com as devidas elipses temporais, o enredo do filme. Por isso – e apesar de não termos tido ainda a possibilidade de o vermos – percebem-se os cortes na história que deixam alguns buracos sem sentido de conteúdo que fica a faltar, e que tornam obrigatório ver o filme para compreender a narrativa na íntegra.

O colecionismo é a joia da coroa dos jogos da Lego e possivelmente o motivo que faz com que os seus jogos tenham tantos fãs, ainda que pouco difiram uns dos outros sem à exceção da série usada, de Indiana Jones a Harry Potter, passando por Star Wars e agora por Ninjago.

Mas a duração deste Lego Ninjago é bem mais curta que o habitual, com um número menor de capítulos de história e proporcionalmente um menor número de objetos colecionáveis para procurar em todos os seus níveis, o que reduz as dezenas de horas de jogo típicas de um jogo da Lego para menos de 20.

Ainda assim, Lego Ninjago contrariou as nossas piores expectativas e demonstrou-se um bom jogo. Tirando a “curta” duração, não há nada que revele que seja apressado ou que seja um mero companion para o filme e mantém a qualidade de todos os outros jogos Lego, com algumas boas adições mecânicas que encaixam como uma katana na respetiva bainha. Altamente aconselhado para fãs de jogos da Lego, dos Ninjago, e para quem acabou de ver o filme e quer continuar a experiência no sofá de casa a controlar os heróis (e não só) que compõem este mundo.

Mas este é sobretudo um aperitivo para aquele que é o grande jogo do género do ano: Lego Marvel Super Heroes 2, que está apenas a dois meses de distância.

“The Lego Ninjago Movie Video Game” está à venda para PS4 e Xbox One por 59,99€, chegará à Switch dia 20 de outubro pelo mesmo preço. Chegará ao PC dia 13 de Outubro em versão digital por 29,99€.

Ricardo Correia, Rubber Chicken