As candidaturas para o Programa Semente estão abertas a partir desta quarta-feira. As empresas inovadoras com menos de cinco anos que queiram concorrer podem fazê-lo até 31 de janeiro de 2018. Se forem selecionadas, permitem que quem invista nelas tenha benefícios fiscais em sede de IRS, que podem atingir 75 mil euros ao longo de três anos.

Os benefícios abrangem investimentos entre 10 mil a 100 mil euros, podendo atingir 40% da coleta do IRS e até 75% do montante investido, nos três anos sucessivos ao investimento, que deve ter sido realizado entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017. As empresas devem ser certificadas como PME (pequena ou média empresa) pelo IAPMEI e como Startup Semente pela Rede Nacional de Incubadoras.

A abertura das candidaturas foi anunciada no primeiro aniversário da estratégia nacional para o empreendedorismo, a Startup Portugal, que inclui medidas como o Startup Voucher, o Vale de Incubação, o Startup Momentum, a Rede Nacional de Incubadoras, entre outras. O presidente executivo, Simon Schaefer, anunciou que a associação vai abrir dois novos escritórios em Lisboa e no Porto. Até ao final de 2018, quer contratar mais 10 pessoas.

“Queremos tornar a chegada a Lisboa ou ao Porto mais fácil para empreendedores estrangeiros e apoiá-los nos seus primeiros passos. Por isso, vamos providenciar gratuitamente nos nossos novos escritórios espaços de soft landing para equipas até cinco pessoas, durante o período máximo de uma semanal”, afirmou Simon Schaefer.

A Startup Portugal também abriu a segunda temporada de candidaturas para o Vale de Incubação, apoio que pode ir até 5 mil euros e que permite que empresas em fase de arranque façam face a despesas de incubação e à contratação de serviços de apoio contabilístico e fiscal. O vale pode ser gasto durante um ano numa das 135 incubadoras certificadas da Rede Nacional de Incubadoras. Há 93 startups que já usufruem deste apoio.

As candidaturas estão abertas até ao final do mês de outubro. Podem concorrer empreendedores portugueses ou estrangeiros, que tenham criado uma empresa em Portugal há menos de cinco anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR