O grupo de comunicação social Time vai reduzir a difusão ou a frequência de publicação de várias das suas principais revistas, como a Fortune, a Sports Illustrated ou a própria Time.

A informação foi confirmada esta quarta-feira à agência noticiosa AFP por uma fonte do grupo, depois de ter saído no Wall Street Journal.

Em termos concretos, o título emblemático do grupo, Time, vai ver a sua tiragem semanal reduzida de três milhões para dois milhões de exemplares. A revista Sports Illustrated, a mais célebre publicação desportiva do mundo, vai passar a publicar 27 números por ano, contra os 38 que têm sido hábito.

Já a revista Fortune vai reduzir a sua periodicidade de 16 para 12 números por ano.

No total, estas alterações vão afetar oito títulos do grupo.

“O papel continua a ser um meio potente e importante financeiramente” para o grupo, indicou um porta-voz da Time Inc à AFP.

Estas “iniciativas visam apoiar o papel durante numerosos anos e criar a estabilidade para o longo prazo, a robustez e o valor para os nossos leitores e os nossos parceiros comerciais”, garantiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de se ter colocado no mercado, em busca de um investidor, no final de 2016, a Time Inc abandonou oficialmente esta posição no final de abril.

Em alternativa, avançou com um plano estratégico, que prevê entre outros reforçar a aposta no digital, apoiar-se nas marcas fortes do grupo para enriquecer a oferta, passando pelo vídeo, acordos de licenciamento de marca ou lançamentos de novos produtos.

O grupo tenciona também fazer uma “refundação agressiva da estrutura de custos”.

A Time Inc resultou de uma cisão, feita em junho de 2014, do grupo de comunicação social e cinema norte-americano Timer Warner, que desejava alienar as suas atividades de comunicação social, que estava sob pressão, à semelhança do conjunto do setor.