O Sporting vai avançar com uma participação no Ministério Público contra o Benfica, no seguimento das notícias que dão conta de uma série de intimações que os encarnados estão a fazer junto de pessoas e empresas que terão partilhado, descarregado ou acedido aos links que continham emails alegadamente pertencentes a responsáveis do clube, além de alguns contratos com a NOS ou com a Emirates, entre outros.

Benfica persegue quem descarregou e-mails e ameaça com processos

No entender do clube de Alvalade, é estranho que o Benfica tenha conseguido aceder aos referidos emails e contactos das pessoas e das empresas, pedindo assim para que seja investigada a possibilidade de haver matéria criminal para ser analisada, nomeadamente na forma como os encarnados acederam a essa informação que deveria ser privada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A perseguição que o Benfica está a mover nas empresas a todos os que descarregarem os emails é inexplicável e incompreensível. Se, como dizem, as trocas de correspondência não contêm quaisquer indícios dos crimes de corrupção e de tráfico de influências, qual é a lógica, que não seja a da intimidação e coação, que determina esta conduta intolerável? Se é verdade que quem não deve não teme, então o Benfica devia era estimular a divulgação dos emails para que, o país e o mundo, vissem a (alegada) inocência da sua estrutura e dos seus cartilheiros”, tinha escrito durante o dia Nuno Saraiva, diretor de comunicação dos leões, no Facebook.

Recorde-se que o Jornal de Notícias tinha avançado esta sexta-feira com a notícia que as primeiras notificações do Benfica já tinham começado a chegar, podendo-se ler nas mesmas o pedido de abertura de um processo disciplinar por parte da empresa à pessoa em causa, além da total eliminação de todos os dados alegadamente retirados. A carta terminava ainda com o prazo de dez dias para uma resposta, data após a qual as águias entenderiam que as empresas não condenavam essa conduta, retirando a partir daí “todas as legais consequências”.

Benfica vai avançar com ações contra quem divulgue, obtenha ou aceda a informação confidencial dos emails

Ao longo do dia, o Observador soube que foram várias as notificações que foram chegando a pessoas (e empresas) que alegadamente terão divulgado, partilhado ou acedido essa informação (que o Benfica tem vindo a defender tratar-se em alguns casos de informação falsa e manipulada), tendo entretanto surgido uma espécie de “contra movimento” contra esta ação dos encarnados em alguns fóruns e páginas na internet onde se sugeria que fosse apresentada queixa no portal da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Também o FC Porto, através da conta oficial do seu diretor de comunicação, Francisco J. Marques, promete avançar ainda esta noite com mais informações de “como o Benfica soube os nomes de cidadãos que fizeram downloads dos emails“. “E não é bonito, como é costume para aqueles lados”, revelou o responsável dos dragões.