Gelson Martins já tinha marcado ao FC Porto e estreou-se esta noite a marcar ao Benfica, no seu sétimo dérbi. Mas este é apenas um registo para colorir um outro facto bem mais relevante no registo do jogador: o extremo do Sporting está a atravessar a temporada mais concretizadora desde que subiu à equipa principal, com um rendimento que carimba a época de confirmação que já tinha obtido em 2016/17 e que só foi travado por um molar.

Depois de uma entrada a todo o vapor com um bis na primeira jornada da Liga e cinco golos até final de setembro, o ala foi depois alvo de cuidados especiais durante algumas semanas por causa de um problema dentário (teve mesmo de fazer uma pequena cirurgia de remoção de um molar) que foi quebrando o seu desempenho. Na receção ao Barcelona, no dia 27 desse mês, o internacional terá mesmo jogado ainda com pontos na zona afetada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/SCPUpdatesEN/status/948674306153775105

A partir de novembro, Gelson Martins voltou a recuperar o bom momento com que tinha começado a época, voltando também aos golos na vitória por 2-1 dos leões em Paços de Ferreira, no final de novembro. Em dezembro, o extremo marcou também na Taça de Portugal (Vilaverdense) e na Taça da Liga (U. Madeira).

O número 77 verde e branco quebrou ainda uma outra maldição: tornou-se o primeiro jogador português do clube a marcar fora contra o Benfica no Campeonato depois de Ricardo Quaresma 14 anos depois. Com uma outra curiosidade: esse encontro realizou-se no Jamor (na Luz, o último tinha sido de Rui Jorge em 1999).