Condução Autónoma

Volkswagen e Hyundai fazem acordo com empresa de Silicon Valley para carros autónomos

Um ex-Google, um ex-Tesla e um ex-Uber fundaram a Aurora, que acaba de anunciar uma parceria com a Volkswagen e, também, com a Hyundai.

Um ex-Google, um ex-Tesla e um ex-Uber fundaram a Aurora, em 2016, uma empresa de Silicon Valley que acaba de anunciar uma parceria com a Volkswagen e, também, com a Hyundai. O objetivo é acelerar os progressos das duas fabricantes no sentido da condução autónoma.

A notícia foi avançada pelo Financial Times e confirmada, entretanto, pela própria Aurora (que acrescentou que além da gigante alemã, também vão colaborar com a Hyundai nestas parcerias não-exclusivas). Esta é uma tendência que se tem visto nos últimos anos, com grandes fabricantes de automóveis a fazerem parcerias com empresas tecnológicas de pequena dimensão mas que têm mais experiência nas áreas da inteligência artificial, deep learning e robótica.

Os líderes da Aurora são Chris Urmson, que foi líder da pesquisa em carros autónomos na Alphabet (casa-mãe da Google), Sterling Anderson, que era responsável pela área do autopilot na Tesla de Elon Musk, e Drew Bagnell, especialista em robótica que trabalhou na Uber. Os três empresários e as suas equipas vão ajudar a Volkswagen, e também a Hyundai, a participar na corrida que as grandes marcas estão a fazer no sentido da condução autónoma.

A Volkswagen está a preparar-se para lançar frotas de táxis com condução autónoma e fazê-las chegar a várias cidades até 2021. Mas, antes disso, já em 2020, a gigante alemã pretende ter dezenas de veículos autónomos na estrada, em parceria com a Aurora.

A Volkswagen, que prevê gastar 34 mil milhões de euros em pesquisa na área da condução autónoma e dos motores a energia elétrica nos próximos cinco anos, já estará a trabalhar com a Aurora há cerca de seis meses. A prioridade, até agora, tem sido a integração dos sensores desenvolvidos pela Aurora, bem como outros componentes e, também, software, desta startup. Em especial, o foco da Volkswagen é apostar na condução autónoma para serviços de veículos on demand para pequenas viagens em cidade.

No caso da Hyundai, segundo a Reuters, as tecnologias desenvolvidas pela Aurora vão ajudar a sul-coreana a desenvolver veículos autónomos de nível 4, que se conduzem sozinhos, sem supervisão humana, em algumas circunstâncias.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Transportes

Mobilidade: a disrupção que aí vem /premium

Ricardo Jorge

A área da mobilidade vai assistir a uma disrupção nos próximos anos. Temos de reaproveitar os milhões de pessoas que fazem da condução a sua profissão, e que vão ser forçadas a mudar de carreira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)