O treinador catalão Pep Guardiola, conhecido pelas suas posições pró-independência, teve uma surpresa quando aterrou com a família em Barcelona, no passado domingo. À chegada ao aeroporto de El Prat, conta o El Español, tinha elementos da Guardia Civil à porta, prontos para inspecionar o seu avião privado e ver se encontravam lá dentro o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont.

O procedimento faz parte das inspeções de rotina levadas a cabo no aeroporto, desde que Puigdemont fugiu para Bruxelas, na sequência do processo judicial movido contra si pelo Estado espanhol. Desta vez, calhou a Guardiola ser um dos inspecionados.

O treinador do Manchester City viajava com a mulher, Cristina, os seus três filhos e o cunhado, Joan. Segundo o La Vanguardia, depois de Guardiola e a família desembarcarem, os agentes da Guardia Civil subiram a bordo “sem dizer palavra”. No aeroporto, foi depois explicado que estavam à procura de Puigdemont e que, portanto, estavam a fazer buscas em várias aeronaves. Esta quinta-feira, novas buscas foram feitas a aviões no El Prat.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR