290kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Um fenómeno raro congelou o país. IPMA está a pedir imagens

Este artigo tem mais de 3 anos

Chama-se chuva com congelação e acontece quando a água da chuva assenta em superfícies com temperaturas negativas e congela. Aconteceu em Portugal há uma semana. IPMA está a pedir imagens.

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a pedir fotografias de um fenómeno raro que aconteceu em Portugal na última terça-feira. A 27 de fevereiro, o país foi atingido por uma chuva com congelação, um evento meteorológico que ocorre quando a água da chuva cai em cima de superfícies a temperaturas negativas e congela. Se tiver imagens para partilhar com o IPMA pode submetê-las no site, na aplicação e na plataforma Meteoglobal — que também está ligada ao instituto meteorológico português.

A precipitação com congelação não é a mesma coisa que a queda de granizo ou de geada, por exemplo. Conforme explica o instituto nas redes sociais, este fenómeno faz com que as estruturas — como os telhados das casas, as árvores ou os candeeiros de rua — congelem quando a água da chuva lhes cai em cima. Isso acontece quando existe uma massa de ar frio a temperaturas abaixo de 0ºC num determinado local, mas próximo ele há uma massa de ar mais quente com temperaturas positivas.

A água congela quase instantaneamente: quando dois objetos entram em contacto, eles transferem energia entre eles até ficarem à mesma temperatura. É o mesmo que acontece num armário cheio de roupa: ao fim de algum tempo, todos os objetos no interior desse armário ficam à mesma temperatura. Aqui ocorre o mesmo, porque a água assenta sobre a superfície e fica sujeito a temperaturas tão baixo que congela. O gelo pode acumular-se por muitos centímetros, mas não fica esbranquiçado nem com aspeto de neve: fica mais parecido com vidro porque o gelo é transparente.

Para enviar as fotografias que recolheu deste fenómeno, utilize este site ou este link.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.