O Deutsche Bank concluiu a venda da operação de retalho em Portugal, que há muito se esperava. De acordo com a informação avançada pelo banco alemão, nesta terça-feira, os compradores são os espanhóis do Abanca, com sede na Galiza, que já tinha quatro balcões em Portugal e quer reforçar no país.

Com esta transação o Deutsche Bank continua a executar a estratégia de se concentrar nas suas áreas de atividade mais relevantes e reduzir a complexidade da sua operação”, informou o Deutsche Bank.

A conclusão da transação fica condicionada às aprovações regulatórias exigidas, informou o banco alemão, acrescentando que “ambas as partes estão empenhadas na conclusão da transação no primeiro semestre de 2019”.

Mesmo com esta venda, o Deutsche Bank vai manter uma presença em Portugal, através da sucursal Deutsche Bank Portugal, com atividade na banca corporativa e de investimento, prestando serviços bancários às empresas nacionais e estrangeiras, instituições financeiras, ao Estado e demais entidades públicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A área que o Abanca está a comprar inclui uma carteira de crédito de 2.400 milhões de euros, 1.000 milhões de euros em depósitos e 3.100 milhões de euros de ativos sob gestão. Além disso, os espanhóis ganham 41 balcões do Deutsche Bank, localizados na sua maioria em Lisboa e Porto. A equipa que gere o negócio em Portugal, de cerca de 50.000 clientes, é composta por 330 colaboradores e 100 agentes externos.

A operação faz parte de uma estratégia internacional do Abanca de crescer em mercados e segmentos complementares ao seu projeto”, informou fonte oficial da Abanca.

“A aquisição que hoje se assinou permitirá ao Abanca reforçar a presença em Portugal (quatro balcões até à data) e permitirá melhorar a sua capacidade para negócios estratégicos para a entidade, como a banca de particulares e privada”, acrescenta o Abanca em comunicado. “Os 41 balcões que passarão a formar parte da rede Abanca serão também um veículo para potenciar em Portugal o modelo de negócio do Abanca, especialmente nos segmentos empresarial e de seguros” nota, ainda, a instituição.

O Abanca — que nasceu da reestruturação da antiga caja de ahorro Novacaixagalicia (NCG) — é a entidade financeira líder do noroeste de Espanha, conta com 640 balcões, 4.615 colaboradores e um volume de negócios de 65.531 milhões de euros. Em 2017 teve um lucro de 367 milhões de euros e fechou com um rácio de solvência de 15,0%.

O Deutsche Bank garante que “irá trabalhar em parceria com os clientes, reguladores, colaboradores e outros stakeholders com o objetivo de assegurar uma transição suave”.