Escapadinhas

Guia do que não pode perder nas Filipinas

São mais de 7 mil ilhas, muitas delas paradisíacas e ainda inexploradas. Areia branca, palmeiras, o mar de um azul único. São assim as Filipinas, o destino ideal para uns dias ao sol.

Autor
  • Catarina Serra Lopes

São mais de 7 mil ilhas, muitas delas paradisíacas e ainda inexploradas. Areia branca, palmeiras, o mar de um azul único. Peixe e marisco do melhor, um povo de sorriso aberto, montanhas e lagoas. São assim as Filipinas, o destino ideal para uns dias ao sol. Num arquipélago tão grande, o difícil de escolher é o roteiro. Para ajudar, aqui fica um guia para aquilo que não pode perder numa primeira viagem.

Bohol

Uma ilha de praias e montanhas, com uma vegetação luxuriante, recifes de corais e areais paradisíacas. Se é mergulhador não deixe de reservar com antecedência uns mergulhos em Balicasang, uma das mecas do mergulho nas Filipinas.

A não perder

Um passeio até às Montanhas de Chocolate. Mais de 1200 montes arredondados a perder de vista, que na época seca ficam castanhos, daí o nome. Ar puro, uns verdes lindos, uma paisagem estonteante. As Montanhas de Chocolate ficam a cerca de 1h30 de carro de Alona Beach, uma das praias mais populares da ilha. O caminho é feito por uma estrada verdejante, por entre campos de arroz, bananeiras e rios. Cenário idílico de país tropical.

Onde ficar

No Amorita Resort, em Alona Beach. Um autêntico paraíso perto do bulício, mas suficientemente afastado para garantir o sossego merecido. Espaços verdes a perder de vista, duas piscinas lindas viradas para o mar, uns quartos amplos e cleans e até uma pequena praia privativa de águas cristalinas para dar um mergulho. Tudo pensado para quem quer desfrutar do melhor das Filipinas.

Quarto duplo a partir de 140 euros por noite. Reservas: inquiries@one-ofcollection.com

El Nido

Em 2014 e em 2015, a ilha de Palawan, onde fica El Nido, foi considerada pela revista Condé Nast Traveller como a ilha mais bonita do mundo. Para lá da vila caótica, o melhor é explorar as várias ilhas em redor e as praias do Norte, como a de Nagpan, com os seus quilómetros de areal.

A não perder

Um ou mais dias a bordo de um barco a conhecer as várias ilhas e ilhéus do arquipélago de Bacuit. Um cenário de uma beleza indescritível. Se não tiver muito tempo, alugue um barco privado e faça o Tour A e o Tour C no mesmo dia. A “Big Lagoon” onde foi gravado o filme “Bourne Legacy”, a Hidden Beach onde o autor do livro A Praia se inspirou, a Helicopter Beach e a Small Lagoon são alguns dos locais a não perder.

Os tours privados podem ser comprados em qualquer uma das dezenas de agências que há em El Nido.  Começam todos os dias cerca das 8h30 e acabam por volta das 17h00, custam à volta de 100 euros para duas pessoas  e incluem almoço buffet a bordo. 

Onde ficar

Na Casa Kalaw, um pequeno hotel em Lio, mesmo à beira da praia e a cerca de 15 minutos de tuk tuk do centro de El Nido. Tem uma pequena piscina, um bar e, à volta, vários restaurantes e lojas. As ruas são todas de areia e o pôr-do-sol é de sonho.

Quarto duplo a partir de 90 euros. Reservas: reservations@casakalaw.com

Coron

É o grande rival do arquipélago de Bacuit. Tão bonito quanto este, mas com menos turistas. Há praias realmente desertas, baías e lagoas de sonho.

A não perder

Aqui, se só tiver um dia para andar de barco, não perca o tour que passa pelas Twin Lagoons, pelo Kayangan Lake e pelo Coron Coral Gardens. Almoce na Banul Beach e termine com uma pausa para snorkelling nos Sete Pecados. Pode comprar este tour em qualquer agência local. Um tour privado para duas pessoas custa à volta e 80 euros e incluí almoço buffet.

Onde ficar

No Funny Lion, um pequeno boutique hotel a de 10 minutos de carro da vila central. Fica no topo de uma colina, tem uma piscina  simptática e um terraço no último piso com uma vista de sonho sobre o as várias ilhas à volta de Coron.

Quarto duplo a partir de 130 euros por noite. Reservas: inquiries@thefunnylion.com

Como chegar às Filipinas

Há várias companhias que voam de Lisboa ou do Porto para Manila com uma escala numa cidade europeia. Uma das melhores opções é a Turkish Airlines com bilhetes a partir dos 800 euros ida e volta. De Manila para as ilhas, os voos podem ser feitos com a companhia Cebu Pacific Air. A única companhia que tem voos diretos para El Nido é a Air Swift. Para ir de El Nido para Coron de barco, aconselha-se que compre os bilhetes com antecedência. Pode fazê-lo através da agência Travel Palawan.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)