O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, lamentou que a equipa, que matematicamente ainda está na luta pelo título da I Liga de futebol, não veja o seu valor reconhecido.

A três jornadas do fim, os minhotos são quartos classificados, com 71 pontos, a oito do líder FC Porto, a seis do segundo, o Benfica, e a três do terceiro, o Sporting, pelo que, por mais remota que seja a hipótese, podem ainda ser campeões.

Abel Ferreira disse ser “humilde” para reconhecer que, no início da época, não esperava que isso fosse possível nesta altura.

“É engraçado ver a imprensa dizer que somos candidatos, mas depois a própria imprensa não nos dá o devido valor e respeito”, afirmou.

O técnico notou que o Sporting de Braga não tem os mesmos recursos dos três ‘grandes’: “Corremos por fora. Lutamos pelos quatro primeiros lugares, se vamos ficar em primeiro, segundo, terceiro ou quarto em maio logo veremos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Abel Ferreira cumpriu esta semana um ano de treinador principal do Sporting de Braga e elegeu duas derrotas como os jogos que mais o marcaram.

“Em Setúbal, para a Taça da Liga, e depois em Marselha (Liga Europa). Foram duas grandes lições e experiências, duas grandes oportunidades para crescer individual e coletivamente”, considerou.

O técnico disse que aprende todos os dias porque a sua “curiosidade é insaciável”.

“Gosto de questionar os jogadores e que eles me questionem, é com eles que mais aprendo. Fui jogador muitos anos e entendo muito o lado deles, a minha função é ter uma ideia na qual eles se revejam”, disse.

Abel Ferreira lembrou que foi feita “uma reestruturação muito grande”, com a entrada de “cerca de 15 jogadores novos” e saída de “referências como Pedro Santos, Alan, Mauro, Rui Fonte, entre outros”, pelo que o clube está a “criar outras”.

O técnico elogiou o Belenenses, adversário de domingo, na 32.ª jornada, considerando que é uma equipa “com dinâmicas interessantes, que sabe o que faz e bem orientada”, mas garantiu um Sporting de Braga a lutar pelos três pontos desde o início.

Bastará um ponto, contudo, para a equipa quebrar um recorde interno, o de mais pontos num campeonato, que vem da época 2009/10, com Domingos Paciência, que acabou como segundo classificado e luto pelo título até ao fim, com o Benfica.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 71 pontos, e Belenenses, 12.º, com 34, defrontam-se no domingo, às 20:15, no Estádio do Restelo, em Lisboa.