Uma caravana com centenas de migrantes da América central, proveniente do México, chegou hoje à fronteira com os Estados Unidos com intenção de pedir asilo no país.

De acordo com a Associated Press, a caravana que segue em cinco antigos autocarros escolares, nos quais viajaram centenas de pessoas, algumas delas crianças, partiu da cidade mexicana de Tapachula a 25 de março e chegou hoje a Tijuana, na fronteira com a cidade norte-americana de San Diego.

A administração norte-americana tem estado a acompanhar a viagem dos migrantes, que irão pedir asilo, por considerar que é uma ameaça para os Estados Unidos.

“É uma tentativa deliberada de enfraquecer as nossas leis e sobrecarregar o nosso sistema” com processos judiciais relacionados com migração, afirmou o Procurador-Geral, Jeff Sessions.

De acordo com a Secretária da Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, os pedidos de asilo podem ser resolvidos “de forma eficaz e expedita”, mas alertou que os requerentes podem ser judicialmente processados se apresentarem alegações falsas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR