O primeiro-ministro apresentou esta sexta-feira Portugal como “um porto seguro” para os investidores canadianos na Europa, num discurso em que destacou a evolução económica do país e políticas do Governo para favorecer um ambiente de negócios.

António Costa falava no encerramento de um fórum de negócios luso-canadiano promovido pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pelo Clube Económico do Canadá, que contou com a presença do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e de cerca de 43 representantes de empresas e associações empresariais nacionais.

Para todos os investidores canadianos, eu quero ser claro: Em Portugal encontrarão um porto seguro para os vossos investimentos. Encontrarão um ambiente de negócios e também um Governo empenhados na inovação e no crescimento”, disse, numa intervenção proferida alternadamente em inglês e francês.

Mas o líder do executivo português foi ainda mais longe nas mensagens sobre a atual conjuntura político-económica em Portugal e na Europa, referindo-se então diretamente às consequências do Brexit com a saída do Reino Unido da União Europeia.

“Portugal é o melhor país para ser uma segunda casa para os investidores canadianos que querem permanecer no mercado único europeu após o Brexit. Vamos continuar juntos”, declarou o primeiro-ministro português. Tal como em outras ocasiões em fóruns de negócios fora do país, António Costa falou sobre a evolução macroeconómica de Portugal nos últimos anos, salientando sobretudo pontos como a redução do défice e da dívida.

Mas, em Toronto, pronunciou-se então especificamente sobre o facto de a agência de notação financeira canadiana DBRS “já não ser agora a única” que coloca Portugal num nível de investimento e defendeu que o país “está a crescer mais rápido” do que os Estados-membros da zona euro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR