A festa do Futebol Clube do Porto faz-se de três coisas: homenagens a Pinto da Costa — o “eterno presidente” como lhe chamam os adeptos –, agradecimentos ao treinador Sérgio Conceição e anedotas contra o Benfica e as ambições de conquistarem um título de pentacampeão que continua exclusivo dos azuis e brancos. Foi esta a matéria que alimentou os cartazes que os adeptos portistas levaram para dentro do Dragão no jogo frente ao Feirense. Houve polvos vermelhos, citações de Sérgio Conceição e muitos “Penta Ciao” pendurados por cima das cabeças dos portistas. Assim se fazia a consagração da vitória portista.

Os adeptos do Dragão provaram não ter memória curta. Havia duas faixas que o provavam:

  • uma que dizia “Eu não sou um boneco!” e que fazia referência à resposta dada por Sérgio Conceição a Rui Vitória quando este o criticou por ter falado de arbitragem depois de o portista ter dito que não gostava de o fazer.
  • A segunda faixa dizia “Não vim para aprender, vim para ensinar” e foi dita pelo treinador no dia em que assinou contrato com o FC Porto. Estas e muitas outras frases foram levadas para as bancadas para homenagear o treinador, que muitos consideram ser a pessoa que mais lutou pela conquista do campeonato.

Veja as mensagens na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR