Elon Musk é um homem ocupado. Entre os foguetões, os carros no espaço e a energia solar, não deve sobrar muito tempo livre ao dono da Tesla. Mas sobra, pelo menos, o tempo necessário para ter novas ideias: e muito diferentes das chamadas ideias ortodoxas ou convencionais. Contudo, desta vez, o responsável pela origem da ideia pode muito bem ter sido outro bilionário.

Na semana passada, Warren Buffett e Elon Musk envolveram-se numa pequena troca de palavras. Tudo começou durante a mais recente apresentação de resultados da Tesla, onde Musk disse que os fossos económicos são “chatos”. O termo fosso económico foi criado pelo próprio Buffett e serve para descrever a vantagem competitiva de uma empresa.

A CNN conta que no sábado, na reunião anual da multinacional Berkshire Hathaway, o magnata norte-americano reiterou que os fossos económicos continuam a ser uma boa ideia e deu o exemplo da sua própria empresa de doces, a See’s Candies.

Existem ótimos fossos económicos por aí. As pessoas devem certamente concentrar-se em melhorar o seu próprio fosso e defender o seu fosso durante o tempo todo. E o Elon pode virar as coisas ao contrário em algumas áreas. Mas eu acho que ele nunca quereria competir connosco nos doces”, atirou o terceiro homem mais rico do mundo.

A Berkshire Hathaway de Warren Buffett, que é dona de empresas como a Heinz and Geico e controla 3,3% da Apple, adquiriu a See’s Candies em 1972. A See’s, que tem mais de 200 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, funciona como um forte fosso económico e torna difícil ou quase impossível a competição, principalmente na costa oeste do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A provocação de Buffett chegou para dar uma nova ideia de negócio a Elon Musk. Este domingo, o empresário de 46 anos anunciou que vai fundar uma empresa de doces e “vai ser fantástico”. Face à incredulidade dos seguidores, o dono da Tesla garantiu que estava a falar “super super a sério”.

As piadas surgiram de imediato e muitas pessoas lamentaram o facto de Mars (Marte, em português) já ser o nome de um doce. Elon Musk não se mostrou incomodado e atirou de imediato uma possibilidade: Cryptocandy. Resta esperar para perceber se estava mesmo a falar a sério ou apenas a responder às críticas de Warren Buffett.