Opel

Opel Astra foi apanhado a 696 km/h (isso mesmo!)

O sonho de qualquer construtor de automóveis é ir ao circuito de Nürburgring e conquistar um recorde de velocidade. Inesperadamente, um pacato condutor foi apanhado a 696 km/h, num Astra de série.

“Para quê ter um Lamborghini, quando um Astra faz 696 km/h?” Este foi apenas um dos muitos comentários que os utilizadores das redes sociais publicaram em reacção ao insólito caso de um condutor que recebeu em casa uma multa inesperada: o veículo em que se dirigia, um Opel Astra, foi fotografado pelas câmaras de controlo de velocidade a exceder (em muito) o limite permitido por lei na estrada em que se deslocava.

O britânico The Telegraph relata que o cidadão em causa circulava numa área urbana, em Quiévrain, uma pequena cidade na Bélgica, próxima da fronteira com França – país que, recorde-se, tem entre as medidas mais impopulares do Governo de Macron um limite de velocidade de 80 km/h nas vias secundárias, razão pela qual o caso foi particularmente comentado pelos vizinhos franceses.

Políticas de prevenção e segurança rodoviária à parte, nunca um banal Astra se poderia arrogar a proeza de atingir tal velocidade. Se nem um Fórmula 1 ou um dragster Top Fuel o conseguem, como é que um Opel convencional faria semelhante façanha? Erro informático!

Posted by Perles rares de Belgique on Wednesday, May 2, 2018

Surpreendido, nem mesmo o facto de o sistema ter generosamente corrigido a velocidade a que se deslocaria, baixando-a para uns mais simpáticos 654,24 km/h, impediu o condutor visado de contestar. Afinal, continuava a infringir o limite legal em mais de 600 km/h.

A resposta das autoridades veio confirmar que tudo não passou de uma falha de programação, pelo que o recorde de velocidade em terra continua a pertencer ao Thrust SSC, o carro supersónico que a 15 de Outubro de 1997 atingiu 1.227,985 km/h.

A má notícia é que o condutor belga não se livrará da multa. Depois de rever o caso, a polícia determinou que o Astra, afinal, se deslocava a 60 km/h, pelo que continua a exceder o limite de 50 km/h imposto naquela via.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)