O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que “está tudo pronto” para o encontro de terça-feira com o seu homólogo norte-coreano Kim Jong-un, ao receber na Casa Branca o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Na conferência de imprensa conjunta, Trump admitiu que o líder norte-coreano possa viajar até aos Estados Unidos para uma visita oficial.
A cimeira, que decorrerá da parte da manhã em Singapura, será “muito mais que uma sessão de fotos” perante os “media”, prometeu o Presidente norte-americano. “Está tudo a correr bem, espero que prossiga assim”, acrescentou.
“Penso que estou bem preparado”, disse ainda Trump, antes de assinalar que não sente “necessidade” de se preparar melhor. “É uma questão de caráter”, assegurou.
A questão surgiu durante a conferência de imprensa conjunta dos líderes norte-americano e japonês. “A resposta é sim à sua segunda parte da sua questão. Certamente [que Jong Un pode visitar os EUA], se [a cimeira de dia 12 de junho] correr bem”, disse Donald Trump. “E penso que será bem recebida” essa ideia do lado norte-coreano. “Penso que ele olhará para isso de forma bastante favorável. Poderá acontecer”.
O objetivo da visita de Abe a Washington destina-se a coordenar “estreitamente” a sua abordagem à questão norte-coreana com o inquilino da Casa Branca, explicou. Trump e Abe, que participam sexta-feira e sábado na cimeira do G7 no Canadá, devem promover uma conferência de imprensa conjunta na Casa Branca após as conservações.