Depois de terem sido divulgadas as primeiras imagens das crianças tailandesas que estiveram 17 dias presas numa gruta à espera de serem socorridas, foi mostrado um vídeo das crianças no hospital, durante uma conferência de imprensa que decorreu esta quarta-feira.

Com máscaras, em camas de hospital e a acenarem aos familiares que se encontram do outro lado do vidro: é assim que estão os rapazes que foram resgatados pelos elementos dos Navy Seal tailandeses. No vídeo, podem ver-se alguns pais a chorar enquanto observam os filhos que se encontram do outro lado do vidro.

Comecei a chorar, depois toda a gente começou a chorar“, disse o pai de um dos jovens à CNN, depois de lhe ter feito uma visita ao hospital. “Quero agradecer a quem resgatou o meu rapaz e a quem o ajudou a ter uma nova vida. É como um renascimento”, acrescentou.

Antes do vídeo, já tinham sido divulgadas algumas imagens dos elementos da equipa de futebol “Javalis”. Os pais dos jovens não foram autorizados a estar em contacto com eles para que não contraiam qualquer infeção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 fotos

Além das imagens de alguns dos 12 jovens no hospital, foram também partilhadas pelo mergulhador finlandês Mikko Paasi fotografias inéditas do interior da gruta de Chiang Rai. Paasi participou na operação e mostra agora imagens que ilustram parte do percurso os mergulhadores tiveram de atravessar para concluir a operação sucesso.

6 fotos

À medida que passam as horas sobre o resgate, vão também sendo partilhados nas redes sociais vídeos que permitem ter uma noção mais clara da dimensão da operação montada para resgatar os 12 jovens e o treinador de futebol que ficaram retidas na gruta durante 17 dias.

A Marinha tailandesa fez a mais recente das partilhas, numa sequência de imagens da operação de resgate que se prolongou por três dias: quatro jovens foram resgatados no primeiro dia, outros quatro no segundo dia de trabalhos e, no terceiro e último dia, saíram mais quatro crianças, o treinador da equipa de futebol e os elementos dos Seal que estiveram com o grupo desde que foram descobertos por um mergulhador envolvido na mega-operação.

https://www.facebook.com/ThaiSEAL/videos/1648321541957905/

Em poucas horas, o vídeo da Marinha tailandesa somou mais de um milhão de visualizações. Uma semana antes já tinha sido divulgado na mesma página um outro vídeo de quase cinco minutos com outras imagens da operação. Os primeiros segundos mostram o momento em que as 12 crianças e o treinador são descobertos por John Volanthen por um acaso — o mergulhador veio à superfície quando chegou ao fim a linha que estava a esticar para servir de orientação a futuros mergulhos.

Hooyah…..ทีมหมูป่าพบเยาวชนทีมหมูป่าบริเวณหาดทรายห่างจาก Pattaya beach 200 เมตร โดยนักดำน้ำหน่วยซีลดำน้ำวางไลน์เชือกนำทาง ร่วมกับนักดำน้ำจากประเทศอังกฤษ ระยะทางจากห้องโถง 3 ยาว 1,900 เมตร เมื่อเวลา 21.38 น. คืนวันที่ 2 กรกฎาคม 2561#ThainavySEAL

Posted by Thai NavySEAL on Monday, July 2, 2018

Estas últimas imagens permitem perceber as condições em que os 12 menores e o treinador sobreviveram no interior da gruta. A partir de determinado momento, a única luz disponível é aquela que sai dos capacetes dos mergulhadores. Fora isso, era a total escuridão.