Na celebração deste sábado à tarde, no Mosteiro dos Jerónimos, Tolentino Mendonça tem como bispos co-ordenantes o Cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

A ordenação vai ser presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que elevará a arcebispo Tolentino Mendonça, recebendo este simbolicamente a antiga sede episcopal de Suava, no norte de África.

Formado em teologia bíblica, Tolentino Mendonça tornou-se padre aos 24 anos, quando editou também o seu primeiro livro de poemas. É autor de dezenas de publicações, principalmente de poesia, mas também de ensaios e textos pastorais. Em 2001, o foi galardoado com a ordem do Infante D. Henrique e, em 2015, com a Ordem de Sant’Iago de Espada.

Padre e poeta, ensaísta e professor, Tolentino Mendonça, nascido na Madeira em 1965, dirige a partir de setembro a biblioteca do Vaticano, depois de ter sido nomeado para o cargo pelo Papa Francisco. Será, oficialmente, arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, passando a tutelar a mais antiga biblioteca do mundo.

Tolentino Mendonça é ainda doutor em Teologia Bíblica, antigo vice-reitor da Universidade Católica e diretor da respetiva Faculdade de Teologia, consultor do Conselho Pontifício da Cultura, reitor do Pontifício Colégio Português em Roma e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR