Um conjunto raro de dentes fossilizados de tubarão branco gigante (carcharocles angustidens), uma espécie extinta que podia atingir o dobro do tamanho dos tubarões brancos que existem atualmente, foi encontrado numa praia a 150 quilómetros de Melbourne, na Austrália.

Philip Mullaly, um entusiasta por fósseis, percorria a Estrada do Grande Oceano na região de Jan Juc — uma área conhecida por ter vastos vestígios pré-históricos — quando reparou num “brilho reluzente nas rochas” e viu “um quarto de um dente exposto”. “Fiquei logo entusiasmado, era perfeito e eu sabia que era uma descoberta importante que precisava de ser partilhada com as pessoas”, contou à agência AFP.

Mullaly revelou a descoberta a Erich Fitzgerald, curador do Museu de Victoria. O paleontólogo confirmou que o dente descoberto — que tem cerca de sete centímetros — pertence a uma espécie extinta. O tubarão branco gigante (carcharocles angustidens) habitou o espaço marítimo junto à Austrália há cerca de 25 milhões de anos. A espécie predadora alimentava-se de pequenas baleias e pinguins e podia chegar aos nove metros de cumprimento, quase o dobro do tamanho do seu descendente, o tubarão branco (que de acordo com a National Geographic pode ter entre quatro a seis metros).

“Estes dentes têm relevância a nível internacional, uma vez que são um dos três conjuntos de dentes de carcharocles angustidens existentes no mundo, e são os primeiros a ser descobertos na Austrália”, constatou Fitzgerald. O paleontólogo explicou que a maioria dos fósseis de dentes de tubarão conhecidos foram encontrados individualmente. Isto deve-se ao facto de estes animais terem a capacidade de fazerem crescer a dentição várias vezes ao longo da vida, perdendo gradualmente os dentes mais antigos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, Fitzgerald acreditava que seria provável encontrar mais dentes semelhantes no local. Assim, coordenou uma equipa de paleontólogos que escavaram a área da primeira descoberta. No total foram encontrados 40 dentes pertencentes a vários espécimes, a maioria da mesma espécie que o primeiro, mas também de espécies mais pequenas. Os cientistas acreditam que os dentes terão caído quando o grupo de tubarões devorava a carcaça de um animal naquele local.

Os fósseis vão estar em exposição a partir desta sexta-feira no Museu de Melbourne.