Os velejadores Jorge Lima e José Costa qualificaram esta sexta-feira Portugal para os Jogos Olímpicos de 2020 no 49er, ao assegurarem a presença na ‘Medal Race’ dos Mundiais de classes olímpicas, que decorrem em Aarhus, Dinamarca.

Terminada a hora limite de protestos e após a publicação dos resultados desta sexta-feira, Jorge Lima e José Costa ficaram a saber que continuam em prova, na luta pelas medalhas, o que por si só garante a Portugal uma vaga em Tóquio2020 – quase metade dos lugares são atribuídas agora.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/jogos-olimpicos/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”359″ slug=”jogos-olimpicos” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/jogos-olimpicos/thumbnail?version=1514570498968&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Depois de caírem para 18.º na véspera, Lima e Costa superaram-se, em dia com condições extremas de vento e ondas, e subiram ao oitavo lugar, após um oitavo e um quarto nas regatas desta sexta-feira.

Na ‘Medal Race’ de sábado estarão os 10 melhores, pelo que a tripulação portuguesa poderá ainda subir na classificação final. Os outros portugueses que evoluíram em Aarhus – onde se atribuíram 40% das vagas para os Jogos Olímpicos – tiveram prestações menos boa.

Diogo Costa e Pedro Costa terminaram esta sexta-feira em 36.º lugar da geral as regatas realizadas em 470 masculino e no 470 feminino Mafalda Pires de Lima e Mariana Lobato ficaram em 42.º. Em Laser Radial, Carolina João ficou no 72.º posto, enquanto Eduardo Marques encerrou em 68.º no Laser. Mais atrás, Santiago Sampaio fechou em 104.º e Tomás Pires de Lima em 133.º.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR