O Hospital Central de Maputo (HCM), o maior de Moçambique, espera que o número de doentes que aflui à unidade aumente de 700 no inverno para 1.500 no verão, afirmou esta segunda-feira o diretor do estabelecimento.

Mouzinho Saíde referiu que a subida será motivada pela eclosão de doenças relacionadas com o calor, principalmente, malária e diarreias, durante o verão, que começa em agosto e vai até abril.

É inevitável que mais pessoas acorram ao Hospital Central de Maputo, porque é no verão que ocorrem doenças como malária e diarreias”, acrescentou.

Para enfrentar a maior procura que se vai verificar no verão, o HCM prevê reforçar o pessoal, devendo ser contratados mais 50 médicos. Mouzinho Saíde adiantou que o maior hospital do país estará atento aos casos de mau atendimento relacionados com o aumento das consultas e tratamento médico, incentivando os utentes a recorrer ao livro de reclamações.

“No primeiro semestre, recebemos mais de 300 petições, das quais 150 reclamações e sugestões relacionadas com o mau atendimento”, declarou Mouzinho Saíde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR