Desporto

O português Vieirinha, o melhor marcador do campeonato grego e um ex-Estoril no caminho do Benfica na Europa

Encarnados encontram PAOK no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de já terem eliminado os gregos das competições europeias por duas vezes.

AFP/Getty Images

Ultrapassado que está o Fenerbahçe depois de um resultado de 2-1 a favor dos encarnados no conjunto das duas mãos da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, é tempo do Benfica virar atenções para a Grécia, mais concretamente para Salónica. O PAOK, segundo classificado do campeonato grego na temporada passada, é o adversário das águias no playoff de acesso à fase de grupos, depois de ter ultrapassado a formação russa do Spartak de Moscovo com 3-2 no total da eliminatória.

Ainda antes do encontro entre portugueses e turcos terminar, já se sabia que quem seguisse em frente defrontaria a equipa comandada pelo romeno Razvan Lucescu, que terminava a segunda mão do embate com o Spartak de Moscovo empatada a zero.

A primeira mão havia sido de loucos, com uma primeira parte jogada a um ritmo alucinante, palco de cinco golos em 45 minutos. E aqui fica o primeiro apontamento à atenção dos encarnados: o PAOK esteve a perder por 2-0 (golos de Popov, aos 7′, e Promes, 17′), mas deu a volta ao resultado ainda antes do descanso, com golos de Prijovic (29′), Limnios (37′) e Pelkas (44′).

O encontro da Rússia foi mais tranquilo para os gregos, que beneficiaram da expulsão de Luiz Adriano, talvez o principal elemento da equipa de Moscovo, para jogar contra dez durante cerca de uma hora. Com Vieirinha a titular no lado direito da defesa, o PAOK mostrou-se capaz de evitar as investidas do Spartak, que, com um a menos, nunca conseguiu realmente incomodar a baliza defendida por Alex Paschalakis e ficou pelo caminho, vendo o PAOK seguir em frente

A formação grega foi a grande surpresa da edição passada do campeonato da Grécia, ao terminar na segunda posição, à frente do Olympiacos e a seis pontos do primeiro lugar, garantido pelo AEK, antes de vencer a Taça do seu país frente à equipa de Atenas. O grande destaque da formação de Salónica vai para o ponta de lança Aleksandar Prijovic: o internacional sérvio foi o melhor marcador do campeonato grego com 19 golos apontados e esteve nos eleitos de Mladen Krstajic no último Mundial.

Antes de eliminar o Spartak de Moscovo, o PAOK teve de ultrapassar o Basileia com duas vitórias a confirmarem o sucesso dos gregos (Créditos: Getty Images)

Alex Paschalakis é o guardião titular do PAOK, ainda sem internacionalizações pela sua seleção, aos 29 anos. A defesa é geralmente constituída pelos centrais José Ángel Crespo, espanhol com passagens pela Serie A, Premier League e La Liga, e pelo cabo verdiano Fernando Varela, que vestiu as camisolas do Estoril, Trofense e Feirense, ladeados por Léo Matos, brasileiro de pendor ofensivo, e pelo português Vieirinha, a cara mais conhecida deste PAOK.

O meio-campo a três, com a presença do brasileiro Maurício, ex-Zenit, do espanhol José Alberto Cañas, antigo jogador do Espanyol e do Betis, e do marroquino Omar El Kaddouri, principal pêndulo desta formação grega, que conta com o ex-Nápoles para equilibrar as operações. Na frente de ataque, os marcadores dos três golos com que o PAOK venceu o Spartak na primeira mão: Prijovic, Limnios e Pelkas são as principais ameaças à baliza encarnada, à atenção de Jardel, Ruben Dias e companhia.

Antes do Spartak de Moscovo, o PAOK teve de eliminar o Basileia, algo que aconteceu com relativa facilidade, depois de uma vitória caseira por 2-1 e um triunfo fora de portas por 3-0. O ambiente no Toumba Stadium, casa do PAOK, é temível, mas não é novidade para o Benfica, que já se cruzou com os gregos em competições europeias por duas vezes.

Na Taça UEFA de 2000/01, o PAOK até assustou os encarnados, depois de um 2-1 nos dois encontros a mandar a segunda mão para grandes penalidades, onde a formação portuguesa foi mais forte e acabou por vencer. Já em 2013/14, na Liga Europa, a tarefa encarnada foi mais fácil, com vitória por 1-0 na Grécia e 3-0 na Luz a selarem a superioridade do Benfica.

Não há duas sem três e calhou o PAOK outra vez; a primeira na Liga dos Campeões. Para saber se o Benfica conseguirá repetir a proeza e seguir para a fase de grupos da Liga Milionária só mesmo depois dos embates entre as duas formações, com a primeira mão marcada para o dia 21, em Salónica, e a segunda dia 27, no Estádio da Luz.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: flima@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)