Os resultados da segunda volta das eleições presidenciais no Mali, realizada no domingo passado, serão divulgados na quinta-feira, e não nesta quarta-feira, como estava previsto, anunciou o Governo maliano.

O Ministério da Administração Territorial e Descentralização, responsável pela supervisão das votações, anunciou hoje que os resultados serão divulgados na quinta-feira às 09h00 GMT (10h00 em Lisboa), devido ao atraso em receber a contagem das províncias de Nampala e Tessalit, entre outras.

A segunda volta eleitoral opôs o Presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keïta (IBK), e o líder da oposição, Soumaila Cissé. Tudo indica que IBK vencerá por ampla maioria, depois de na primeira volta, realizada a 29 de julho, ter obtido 41% dos votos face aos 17% de Cissé.

Alguns meios começaram a divulgar números das votações, quase todos favoráveis a IBK, mas Cissé já rejeitou quaisquer resultados e reclamou a sua vitória.

Tanto a União Europeia como os Estados Unidos já pediram a todos os participantes que manifestem “de forma pacífica” qualquer eventual recurso dos resultados e que respeitem os “canais legais e institucionais” para expressar qualquer desacordo.