A BMW reservou 23 de Agosto como o dia para apresentar ao mundo o seu novo roadster Z4, o desportivo descapotável que se assume como um dos mais acessíveis da gama alemã. Mas houve alguém que achou excessiva a espera de mais uma semana, pelo que publicou no Instagram as fotos que mostram praticamente tudo sobre o modelo, visto de todos os ângulos.

Conhecido internamente com o nome de código G29, o futuro Z4 será a terceira geração do modelo, que a BMW promete ser mais leve – em parte devido à capota em lona em vez de metal, o que a torna mais ligeira e menos volumosa quando fechada – e mais ágil em termos de comportamento. Mas talvez a característica mais distinta do novo Z4 seja o facto de partilhar chassi, suspensões e mecânica com o Toyota Supra, o que é um facto nunca visto a este nível, especialmente na BMW.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 fotos

Ambos os fabricantes já vieram a público afirmar que, embora “irmãos”, Z4 e Supra vão exibir comportamentos em curva distintos. Apesar destas palavras tranquilizadoras, na realidade os modelos têm a mesma plataforma e os mesmos motores montados exactamente no mesmo sítio, o que lhes garante a mesma distribuição de massas e, logo, potencialmente a mesma atitude. E se bem que a BMW tenha uma maior experiência na concepção de desportivos, a Toyota está longe de ser uma iniciada nesta matéria e o facto de estar presente na competição, ao mais alto nível, permite-lhe acesso a técnicos capazes de transformar o carro mais normal do mundo num desportivo eficaz e divertido de conduzir.

Se bem que possam existir diferenças de filosofia, por exemplo a BMW apostar num chassi com menor altura ao solo e suspensões mais duras, enquanto a Toyota opta por uma solução mais confortável e previsível, onde o Z4 e o Supra diferem mais é na estética, com o Toyota a ser mais polémico e o BMW mais coerente com as suas mais recentes criações. Contudo, salta à vista uma certa semelhança, ao nível da frente, entre o novo Z4 e o Fiat 124 Spider, o que não deixa de ser curioso. Veja a fotogaleria do desportivo italiano – também ele baseado num roadster japonês – e diga-nos se concorda connosco.

6 fotos