Segurança

Pai põe filho de 5 anos a conduzir e vai preso

Que pais não ficam babados com as habilidades dos filhos? Dos primeiros passinhos a guiar a bicicleta, tudo serve para fazer vídeos. Este pai até filmou o filho de 5 anos a conduzir. Mas fez mal.

Autor
  • Observador

Por muito que gostemos dos nossos filhos, a lei é a lei e há coisas que, pura e simplesmente, não podemos fazer. Por exemplo, deixar que um dos nossos rebentos conduza um veículo numa via pública, por muito habilidoso que seja. Este pai apercebeu-se disso mesmo e da pior maneira.

Um chinês, orgulhoso das habilidades do filho, colocou-o aos comandos do seu Volkswagen em plena auto-estrada. Como se isso não bastasse, filmou a exibição da criança, ao que parece para fazer furor nas redes sociais. Pelo menos, foi esta a conclusão que o Daily Mail retirou, depois de ter mandado traduzir a conversa entre pai e filho, onde o segundo pergunta ao primeiro por que razão o está a filmar e se “o vídeo irá ter muitos likes”.

E deve ter tido muitos likes, a começar pelo da polícia de Zhuzhou, a quem o vídeo terá chegado ainda antes do jornal inglês pagar por ele. As autoridades já informaram que iniciaram uma investigação, para identificar os ‘habilidosos’, tanto o progenitor como o descendente, mas por motivos distintos. Findo o processo, é altamente provável que o pai chinês não possa ensinar o seu filho nem sequer a ler ou a escrever durante uns tempos. Pelo menos, enquanto estiver preso. Isto além da multa e da carta suspensa.

Honra seja feita, apesar de irresponsável, o pai parece ter feito um bom trabalho a ensinar a criança. A posição de mãos é correcta e a velocidade (85 km/h) está dentro dos limites. Contudo, o estar sistematicamente a desviar a atenção (e os olhos) para o operador da câmara é algo a ser melhorado. Isso e o facto do esterno estar demasiado próximo do volante, o que seria um perigo extra em caso de deflagração do airbag. Mas é exactamente por essas e por outras que os automóveis não devem ser conduzidos por crianças.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)